Coreia do Sul anuncia teste PCR que identifica rapidamente variantes do vírus

24 de Dezembro 2021

A Coreia do Sul anunciou esta sexta-feira o desenvolvimento de um teste PCR capaz de detetar a presença do SARS-CoV-2 e também de identificar rapidamente as cinco principais variantes conhecidas, inclusivamente a recentemente descoberta variante Ómicron.

A Agência para o Controlo e Prevenção da Enfermidades Infecciosas da Coreia (KDCA) informou hoje o desenvolvimento deste teste, o que converte este país asiático no primeiro do mundo a ser capaz de detetar num só teste as cinco variantes mais comuns: Alfa, Beta, Gamma, Delta e Ómicron.

Este ‘kit’, que teve um desenvolvimento público-privado, começará a ser usado na Coreia do Sul a partir do próximo dia 30 de dezembro, num momento em que decorre a rápida propagação da Ómicron, mais contagiosa do que as restantes variantes.

Num comunicado, a diretora da KDCA, Jeong Eun-Kyeong, assegurou que o novo PCR pode detetar qual é a variante da infeção em três a quatro horas após o teste, sublinhando que atualmente, após a confirmação de uma infeção por Covid-19, “demorava-se de três a cinco dias” para determinar se se travava de uma infeção Ómicron.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos lançam podcast “Endoscopicamente Falando”

A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) lançou o podcast “Endoscopicamente Falando”, que vai reunir uma série de episódios sobre temas das áreas da Gastrenterologia e da Endoscopia Digestiva.

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights