PR lamenta interrupção de repouso mas diz que fundamental é estar recuperado em janeiro

24 de Dezembro 2021

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira que exagerou nos compromissos em que participou durante o período de recuperação após a sua cirurgia e lamentou ter interrompido o repouso a que foi aconselhado.

Marcelo não foi este ano ao Barreiro cumprir a tradição de beber uma ginjinha, mas a bebida foi trazida ao Palácio de Belém.

À margem dessa iniciativa, o Presidente da República foi questionado sobre como estava a ser a sua recuperação após a cirurgia a duas hérnias inguinais a que foi sujeito na semana passada.

“Eu exagerei, eu exagerei”, começou por dizer, indicando que assumiu compromissos como “o render da guarda no domingo passado e uma deslocação longa”, tendo ido também “por razões pessoais da morte de um amigo a uma cerimónia fúnebre, que foi um esforço suplementar na segunda”.

Quinta-feira “foi um dia carregado” também por ter feito “uma intervenção de 42 minutos de pé, fora a cerimónia com o Governo e outro tipo de esforços”.

Em comparação com a outra cirurgia semelhante que fez já enquanto Presidente da República, a uma hérnia umbilical, em 2018, considerou que na altura fez “muito mais repouso”.

“E portanto, de facto, neste caso eu interrompi o que devia ser o repouso com intervenções, enfim, que teoricamente não deviam ter existido nos primeiros cinco, sete, sete, oito dias”, lamentou.

Ainda assim, disse que “a reação tem sido boa” e salientou que “o fundamental é estar em condições para o começo do ano e para as deslocações ao Dubai e, sobretudo, a longa deslocação, a concretizar-se, a Moçambique”, uma viagem que, antecipa, será “mais pesada”.

Em 15 de dezembro, o Presidente da República foi operado, com sucesso, a duas hérnias inguinais, no Hospital Forças Armadas, tendo tido alta no dia seguinte.

À saída do hospital, Marcelo Rebelo de Sousa disse que iria continuar a trabalhar, mas com uma agenda reduzida e que “não implique esforços”.

Quando anunciou que seria submetido a essa intervenção, o chefe de Estado estimou que necessitaria de “oito a dez dias de recuperação”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights