Coordenador científico italiano considera reforço da vacina “crucial” contra Ómicron

25 de Dezembro 2021

O Coordenador do comité científico para a gestão da pandemia em Itália, Franco Locatelli (na imagem), defendeu hoje que a dose de reforço da vacina “é crucial” perante a nova variante Ómicron.

Em entrevista à agência espanhola Efe, Franco Locatelli, presidente do conselho Superior de Saúde e coordenador do Comité científico criado pelo Governo italiano para gerir a pandemia, considerou ainda como “importante” o uso de máscara na rua, uma medida que o executivo de Mário Draghi acaba de introduzir no país.

“É claro que esta medida é uma decisão que é tomada para impedir o crescimento exponencial dos casos Covid-19. Estamos diante de uma rápida disseminação da variante Ómicron devido ao seu rápido contágio. O tempo de contágio é inferior a dois dias, de acordo com as estimativas feitas em Itália, e outra avaliação feita pelos colegas do Imperial College London é de que é cinco vezes mais contagiosa do que a já contagiosa [variante] Delta”, explicou.

O especialista considerou também como “fundamental” a dose de reforço, porque “há evidências de que há diminuição da proteção quanto ao risco de contágio” e, embora “um pouco menos evidente, do risco de desenvolver doença grave” e uma dose de reforço devolve “uma eficácia de 93% e de 75%” contra o risco de infeção.

“Alguns pensam que, com a Ómicron, [a vacina] não dá proteção, mas outra análise do Imperial College sobre a Ómicron indica uma eficácia de 70,5% da dose de reforço” consoante a variante, acrescentou.

Locatelli considerou ainda que a ideia de que a Ómicron é menos violenta pode não ser verdadeira, porque este menor impacto pode dever-se, de facto, à vacinação.

“A mensagem mais clara que deriva de tudo isso é que temos que estimular a terceira dose e não cometer o erro de pensar que a Ómicron é menos perigosa por causar menor impacto, com menos hospitalizações, porque isso pode ser devido à vacinação”, concluiu.

Franco Locatelli, um dos peritos mais reconhecidos do país, apareceu na quinta-feira junto ao ministro da saúde italiano, Roberto Speranza, para anunciar as novas medidas aprovadas em Itália para conter o aumento exponencial de casos positivos de covid-19.

Entre as novas medidas em Itália está o uso de máscara nos espaços ao ar livre, a redução da validade do certificado sanitário de nove para seis meses a partir de fevereiro, o encerramento de discotecas e a proibição de festas em espaços exteriores até 31 de janeiro.

NR/HN/LUSA

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights