Só rejeitando a maioria absoluta há soluções para SNS, salários ou corrupção

28 de Dezembro 2021

A coordenadora do BE defendeu hoje, numa mensagem de Ano Novo, que “só rejeitando a maioria absoluta” do PS será possível encontrar soluções para o Serviço Nacional de Saúde, salários ou “um esforço verdadeiro” contra a corrupção.

“O Governo do PS rejeitou um acordo com a esquerda na saúde e nas regras laborais e preferiu provocar eleições em janeiro. António Costa já explicou porquê: quer a maioria absoluta. Só rejeitando a maioria absoluta poderemos encontrar soluções para o SNS e para o salário ou um esforço verdadeiro para derrotar a corrupção”, sustentou Catarina Martins numa mensagem em vídeo gravada.

Garantindo que o BE “lutará por essas soluções”, num apelo ao voto para as eleições de 30 de janeiro, na tradicional mensagem de Ano Novo a líder bloquista focou-se em dois temas: corrupção e saúde.

“Chegamos ao fim de mais um ano difícil, marcado pela pandemia mas não só: a detenção de um ex-banqueiro e de um ex-governante, ou a investigação sobre clubes de futebol, revela de novo o mundo das fraudes milionárias, dos dinheiros escondidos em offshores, das conivências”, lamentou.

Para Catarina Martins, é necessário “quebrar bloqueios”, quer “na falta de meios das autoridades judiciárias” ou “nos processos que demoram dez anos a chegar ao julgamento”.

“Precisamos do fim dos ‘offshore’, controlo dos capitais, criminalização do enriquecimento ilícito, fim dos vistos ‘gold’, transparência, responsabilidade. São estas as armas da democracia contra a corrupção e não podemos perder mais tempo. A corrupção é uma ameaça contra toda a gente porque nos rouba recursos, vicia os governos, empobrece Portugal”, defendeu.

A coordenadora do Bloco mostrou-se satisfeita com o sucesso da vacinação contra a covid-19 no país, apontando que esta “reduziu o impacto da pandemia a cerca de um terço face ao ano passado” mas ressalvou que a doença “ainda faz vítimas”

“Apesar deste alívio, os profissionais da saúde estão exaustos e continuam sobrecarregados. Peço-lhe, por isso, que se vacine e que vacine os seus filhos”, apelou.

Catarina Martins insistiu ainda na necessidade de “assegurar ao SNS os profissionais de que precisa, criar as carreiras na saúde, investir nos hospitais e centros de saúde”, advogando que “o SNS é igualdade, é democracia, tem que ter o melhor do país”.

O Presidente da República convocou eleições legislativas antecipadas para 30 janeiro de 2022 na sequência do “chumbo” do Orçamento do Estado do próximo ano, no parlamento, em 27 de outubro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights