Açores com novo máximo diário de 288 novos casos e 1.316 infeções ativas

30 de Dezembro 2021

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 288 novos casos positivos de Covid-19, o terceiro recorde diário consecutivo desde o início da pandemia, totalizando hoje 1.316 infeções ativas, de acordo com a Autoridade Regional de Saúde.

No comunicado diário, aquela entidade adianta que foram realizados, nas últimas 24 horas, 2.177 testes e detetados 288 novos casos positivos de Covid-19, sendo 221 em São Miguel, 37 no Faial, 19 na Terceira, cinco em Santa Maria, três no Pico, dois na Graciosa e um em São Jorge.

Com o surgimento de um caso em São Jorge, que até agora se mantinha sem doentes identificados perante a subida de casos registada na região desde terça-feira, a ilha do Corvo é, neste momento, a única do arquipélago dos Açores sem infeções registadas por SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19.

O arquipélago contabiliza presentemente 1.316 casos positivos ativos, sendo 913 em São Miguel, 218 na Terceira, 98 no Faial, 35 em Santa Maria, 28 no Pico, 21 na Graciosa, dois nas Flores e um em São Jorge.

Quanto a internamentos, continuam 14 doentes hospitalizados nos Açores com Covid-19.

No Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, estão 13 doentes internados (quatro em Unidade de Cuidados Intensivos).

No Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira há um doente internado.

Na quarta-feira, os Açores registaram 249 novos casos de Covid-19, o segundo recorde diário consecutivo, e 1.079 infeções ativas.

Quanto a novos casos nas últimas 24 horas, o boletim de hoje da Autoridade de Saúde indica que, na ilha de São Miguel, foram registados 114 novos casos positivos no concelho de Ponta Delgada, 35 no da Ribeira Grande, 22 no da Lagoa, 22 no da Povoação, 21 no de Vila Franca do Campo e sete no de Nordeste.

O Faial regista 37 novos casos correspondentes ao concelho da Horta.

A Terceira regista 11 novos casos positivos no concelho da Praia da Vitória e oito no de Angra do Heroísmo.

Santa Maria tem cinco novos casos positivos correspondentes ao concelho de Vila do Porto.

No Pico há três novos casos positivos no concelho da Madalena.

Na Graciosa foram diagnosticados dois novos casos, correspondentes ao concelho de Santa Cruz.

Na ilha de São Jorge, no concelho da Calheta, há um novo caso.

A Autoridade de Saúde informa que foram ainda registadas 50 recuperações nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, os Açores contabilizam 11.990 casos de Covid-19, um total de 10.429 recuperações e 50 mortes.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 22 de dezembro corrente, 198.828 pessoas completaram a vacinação primária (84%) e 34.528 receberam já o reforço da vacina (3.ª dose).

A Covid-19 provocou mais de 5,41 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights