Cuba diz que o México vai começar a utilizar a sua vacina

30 de Dezembro 2021

O grupo farmacêutico estatal de Cuba divulgou na quarta-feira que a sua vacina contra a Covid-19 vai começar a ser administrada no México, após ter recebido autorização para uso de emergência da autoridade de saúde daquele país.

“Com esta aprovação, o México pode importar a vacina Abdala para utilização no plano nacional de vacinação contra o coronavírus SARS-CoV-2 em maiores de 19 anos”, sublinhou o grupo farmacêutico BioCubaFarma através de uma mensagem na rede social Twitter.

A BioCubaFarma realçou também que, desta forma, avança a “utilização internacional” das vacinas cubanas contra a Covid-19, um objetivo do Governo da ilha.

Além da Abdala, Cuba conta com outras duas vacinas contra a Covid-19, Soberana 02 e Soberana Plus, que receberam autorização de emergência da entidade reguladora cubana, que é referência na região e está pré-qualificada, em matéria de vacinas, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estas três vacinas cubanas têm uma eficácia superior a 90%, segundo os dados das autoridades da Saúde, que não foram verificados por peritos externos independentes.

Assim, nenhuma das três vacinas recebeu a aprovação da OMS.

Cuba também não faz parte do mecanismo Covax da OMS, que providencia vacinas para países pobres ou em desenvolvimento.

Nos últimos dias o presidente da BioCubaFarma, Eduardo Martínez, revelou que há interesse em “submeter [as vacinas] ao processo de pré-qualificação internacional” para que especialistas independentes avaliem a sua eficácia e para que recebam a aprovação internacional, pela OMS.

Até agora, apenas parceiros políticos de Havana adquiriram estas vacinas, como a Venezuela, Nicarágua, Irão ou Vietname.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights