Pescadores que estavam isolados em barco em Viana já saíram

30 de Dezembro 2021

Os nove pescadores que estavam desde o dia 19 em isolamento profilático a bordo da embarcação “Nossa”, em Viana do Castelo, já desembarcaram, depois da autorização das autoridades de saúde

O capitão de porto e comandante da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Silva Lampreia, disse à Lusa que a autorização do delegado de saúde para os pescadores saírem do barco chegou “entre as 09:00 e as 10:00”.

Contactado pela Lusa, o delegado de saúde de Viana do Castelo, Luís Delgado, referiu que os testes à covid-19 realizados na quarta-feira “foram todos negativos”, pelo que foi emitida a respetiva autorização de desembarque.

“Já comunicámos essa autorização à Capitania de Viana do Castelo, ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e ao armador da embarcação”, acrescentou.

Os nove homens estiveram em isolamento, a bordo da embarcação de pesca costeira, dotada de uma instalação sanitária, atracada no porto de Viana do Castelo, desde o dia 19, após quatro casos de infeção provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Na segunda-feira, após a confirmação do terceiro caso de infeção a bordo, Luís Delgado reconheceu que “as condições da embarcação não são as melhores”, mas defendeu que “em termos de saúde pública” aquela solução “é a mais indicada”, neste caso.

“Se os tripulantes forem para as suas casas mais se propaga a doença”, sublinhou.

Nesse mesmo dia, o capitão de porto e comandante da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Silva Lampreia, referiu que “o primeiro caso de covid-19 foi confirmado no dia 16, ainda a embarcação de pesca de Viana do Castelo navegava a 430 milhas a oeste do porto de Viana do Castelo”.

Segundo Silva Lampreia, “o pescador infetado acabaria por ser retirado, no dia 18, por meios aéreos, acionados pelo CODU Mar, para um hospital do Porto, face ao agravamento das suas condições de saúde, tendo, entretanto, recebido alta médica e sido enviado para casa do armador para recuperar da doença”.

Dos nove tripulantes que continuavam a bordo, três são portugueses e seis indonésios.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights