Alemanha espera ter este mês autorização para medicamento da Pfizer

2 de Janeiro 2022

O Governo alemão espera que o medicamento Paxlovid, para tratar a covid-19 e que está em avaliação pelo regulador europeu, receba a autorização de emergência nacional ainda este mês, afirmou o ministro da Saúde

“Estou confiante que até ao final deste mês vamos obter a autorização de emergência” para a utilização do medicamento oral da farmacêutica Pfizer, considerou Karl Lauterbach, em declarações ao diário Welt.

De acordo com o ministro, o Instituto Federal de Medicamentos e Dispositivos Médicos está atualmente a preparar esta autorização nacional, o que vai permitir que a Alemanha possa administrar o Paxlovid antes mesmo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) autorizar a sua utilização.

Em 16 de dezembro, a EMA anunciou a possibilidade de o Paxlovid, usado para o tratamento de pessoas que não estão ventiladas e que estejam em risco de desenvolver doença grave, ser autorizado pelas autoridades reguladoras nacionais.

“As autoridades nacionais poderão decidir sobre a possibilidade de uso do medicamento antes da autorização de introdução no mercado, por exemplo em situações de uso de emergência”, adiantou a EMA em comunicado.

Lauterbach acrescentou ainda que o Ministério da Saúde já fechou um acordo com a Pfizer para o fornecimento de um milhão de unidades, com a opção de receber mais um milhão adicional para garantir uma cobertura previsível do medicamento.

As autoridades de saúde alemãs relataram 12.515 novas infeções em 24 horas e 46 mortes com ou de covid-19, em comparação com 10.100 e 88 na semana anterior, enquanto o número de casos ativos ronda os 636.200, de acordo com dados do Instituto Robert Koch (RKI) de virologia, atualizados na madrugada passada.

O RKI alerta, porém, que os dados podem estar incompletos devido à menor atividade de testagem e de notificação de casos durante os feriados de Natal e da passagem de ano, pelo que, nestes dias, os números irão dar um panorama incompleto da situação epidemiológica do país.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights