Governo australiano anuncia recorde de casos mas mantém a abertura económica

3 de Janeiro 2022

A Austrália registou esta segunda-feira um número recorde de quase quarenta mil infeções da Covid-19, mas o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, disse que se manteria fiel aos seus planos de reabrir a economia.

“Mudámos de velocidade… Estamos a gerir de uma forma diferente para que possamos viver com o vírus. As pessoas podem continuar a trabalhar, as crianças podem voltar à escola quando a escola recomeçar. As pessoas podem manter os seus negócios abertos e ganhar a vida”, disse Morrison à Nine Network television.

A região de New South Wales, a mais populosa e mais duramente atingida pela variante ómicron, registou 20.794 infeções, e o estado vizinho de Victoria, o segundo mais populoso, registou hoje um registo diário de 8.577 casos.

As hospitalizações em New South Wales totalizaram hoje 1.204, o número mais elevado desde 23 de setembro, enquanto que em Victoria as autoridades sanitárias exortaram as pessoas a não irem aos serviços de emergência, a menos que “absolutamente necessário”.

O governo Morrison – que no fim de semana passado mudou a definição de contacto próximo, favorece a utilização de testes domiciliários e está empenhado em administrar a vacina de reforço – é fortemente criticado por se recusar a subsidiar testes domiciliários ou a dar qualquer outra ajuda financeira, como fez no início da pandemia.

“Mudámos as engrenagens com a ómicron e os requisitos de teste, isolamento e tudo isso mudou porque a ómicron, como agora sabemos, é 75% menos virulento e menos severo do que a variante Delta. Se foste hospitalizado agora é porque não foste vacinado ou porque tens o Delta e não a ómicron”, observou Morrison.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights