Estudo aponta que preparações e substâncias à base de canábis reduzem co-medicação e melhoram a qualidade de vida

4 de Janeiro 2022

Resultados de um estudo desenvolvido pela Tilray revelam que a utilização de preparações e substâncias à base da planta da canábis para fins medicinais pode reduzir significativamente a administração de co-medicação, bem como melhorar significativamente a qualidade de vida dos doentes.  

O estudo Tilray Observational Patient Study (TOPS) contou com a participação de mais de mil pessoas, sendo que de 69% dos pacientes com indicação terapêutica para uso de canábis medicinal padeciam de dor crónica. Os resultados obtidos pela Tilray revelaram a redução significativa de opioides, e outros fármacos sujeitos a receita médica, após o início da administração de preparações e substâncias à base da planta da canábis para fins medicinais.

Os dados demonstram que 28.1% dos doentes estavam a ser medicados com medicamentos opioides antes do início do estudo, sendo que após seis meses de tratamento com produtos à base da planta da canábis para fins medicinais, apenas 11.3% continuaram a reportar a administração destes fármacos.

Após o início da administração de preparações e substâncias à base da planta da canábis para fins medicinais foi, também, visível uma redução na utilização de analgésicos não opioides, antidepressivos, anticonvulsivantes e benzodiazepinas.

Por outro lado, no TOPS foi verificada uma melhoria na qualidade de vida dos doentes. Este aumento foi relatado no domínio físico, psicológico, nas relações sociais e meio ambiente.                                                                                                           

No estudo da farmacêutica líder na investigação, cultivo, produção e distribuição de canábis medicinal participaram 1.145 doentes, mais de metade eram mulheres.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

VP Formação distinguida como parceira Premium do OET

VP Formação alcança estatuto de Premium Preparation Partner do Occupational English Test, reconhecendo sete anos de excelência na preparação de profissionais de saúde para certificação internacional

Tecnologia 3D revoluciona cirurgia da coluna em Portugal

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, o Dr. Rui Pinto, um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Patologia de Coluna, destaca a revolução na cirurgia da coluna com a introdução da tecnologia 3D no Hospital de Santa Maria – Porto, primeira unidade na Península Ibérica a dispor deste equipamento inovador.

Farmácias querem ser aliadas no rastreio do cancro e outras doenças

A Associação Nacional de Farmácias (ANF) defendeu hoje a integração das farmácias na rede de rastreios nacional para identificar precocemente doenças, como os cancros gástrico, colorretal, o VIH/Sida ou hepatites virais, e contribuir para aumentar a população elegível rastreada.

MAIS LIDAS

Share This