Rei e rainha da Suécia testam positivo

4 de Janeiro 2022

O rei da Suécia, Carl XVI Gustaf e a mulher, a rainha Sílvia, testaram positivo para covid-19, anunciou hoje o palácio real.

Inoculados com três doses de vacina, o rei, de 75 anos, e a rainha, de 78, testaram positivo na segunda-feira à noite, estão isolados em casa, com “sintomas ligeiros”, e “sentem-se bem, tendo em conta as circunstâncias”, acrescentou o palácio real sueco.

O país escandinavo registou a 30 de dezembro um número recorde de 11.507 novos casos de infeção com covid-19 num só dia, ultrapassando o anterior recorde de 11.376 casos, registado em dezembro de 2020, segundo dados hoje divulgados pela Agência de Saúde Pública.

O número diário de novas infeções baixou ligeiramente desde então, situando-se numa média de 10.000 casos.

Outros membros da família real sueca já tiveram covid-19: a princesa herdeira, Victoria, e o marido, o príncipe Daniel, testaram positivo em março de 2021 e o príncipe Carl Philip e a mulher, a princesa Sofia, também foram contagiados, no final de 2020.

A covid-19 causou 5.448.314 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência noticiosa France-Presse (AFP), com base em dados oficiais.

Em Portugal, morreram, desde março de 2020, 19.015 pessoas e foram contabilizados 1.460.406 casos de infeção, de acordo com números da Direção-Geral da Saúde hoje divulgados.

A doença respiratória é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em diversos países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights