PS/Madeira diz que vacinação de crianças tem sido “um falhanço” na região

5 de Janeiro 2022

O processo de vacinação de crianças na Madeira contra a Covid-19 está a revelar-se “um falhanço”, porque faltou uma ação pedagógica para convencer os pais, afirmou esta quarta-feira o PS.

 “A vacinação de crianças está a ser um falhanço na Madeira em comparação com outras regiões do país”, declarou o deputado socialista Miguel Iglésias no plenário da Assembleia Legislativa da Madeira, no Funchal.

No entender do parlamentar, neste processo “está a faltar uma coisa básica: um debate e ação pedagógica, com transmissão de factos e argumentos científicos para convencer os pais”, porque as crianças “não vão ser vacinadas por decreto ou ordens”.

A Madeira iniciou em 14 de dezembro o processo de vacinação de crianças entre os 05 e os 11 anos contra a Covid-19, mas a adesão não tem sido expressiva.

Em 26 de dezembro, o secretário da Saúde do Governo Regional considerou “inaceitável” que, de um universo a inocular de 14.715 utentes, apenas 1.190 crianças tivessem sido vacinadas até então.

O ‘contador ao minuto’ da vacinação da Madeira indica que, no total, foram administradas mais de 468 mil vacinas contra a Covid-19 nesta região. Segundo os dados avançados pelo presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP), Miguel Albuquerque, 86% da população tem a vacinação completa.

Na sua intervenção no período de antes da ordem do dia, o deputado Miguel Iglésias também indicou que “a Madeira está na cauda do país no aumento das dependências e caridade”, destacando vários indicadores divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística que revelam que esta região tem os mais elevados valores em termos de risco de pobreza.

O parlamentar enunciou as várias medidas preconizadas pelo PS a nível nacional que também beneficiam o Orçamento da Região Autónoma da Madeira, como o aumento do salário mínimo nacional para os 705 euros.

O objetivo do partido, lembrou, é que esta renumeração atinja os 900 euros em 2026, o que representa “um aumento de quase 400 euros em menos de 10 anos”.

“Entre 2011 e 2014, na governação de Pedro Passos Coelho [PSD/CDS] não houve qualquer acréscimo”, referiu, sublinhando que, “em 2014, o último ano de governação PSD/CDS, o salário mínimo era de 485 euros”.

Entre as medidas de Governo da República que beneficiaram a Madeira nos últimos anos enunciou a atribuição de 17 milhões de euros dos jogos da Santa Casa, os 300 milhões gastos com o subsídio social de mobilidade desde 2015 e a aprovação do financiamento à construção do novo hospital da região, que foi considerado um projeto de interesse comum.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mieloma Múltiplo: GSK anuncia resultados positivos de ensaio clínico de fase III DREAMM-8

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou recentemente os resultados positivos resultantes de uma análise intercalar do ensaio clínico DREAMM-8, fase III, que avaliou belantamab mafodotina, em combinação com pomalidomida e dexametasona (PomDex), versus o tratamento padrão, bortezomib e PomDex, como terapêutica de segunda linha e posterior para o mieloma múltiplo recidivante ou refratário. O ensaio clínico cumpriu o seu endpoint primário de sobrevivência livre de progressão de doença (PFS) numa análise interina pré-especificada e os resultados foram comunicados face à recomendação do IDMC.

USF Santiago de Palmela reacreditada

A Unidade de Saúde Familiar Santiago de Palmela foi reacreditada pelo Modelo Nacional de Acreditação em Saúde, conduzido pelo Departamento da Qualidade em Saúde da Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA)

LG reforça negócio B2B de dispositivos médicos

A LG Electronics está a acelerar o seu negócio B2B de dispositivos médicos. No total, a empresa oferece agora 13 tipos de monitores médicos, incluindo cinco monitores de diagnóstico, cinco monitores cirúrgicos e três monitores de utilização clínica.

Embolização: CUF disponibiliza tratamento para dor osteoarticular

A CUF passou a realizar um procedimento inovador para o tratamento da dor osteoarticular, que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes que sofrem de artrose, tendinites e outras patologias musculoesqueléticas muito prevalentes na população. É a primeira unidade de saúde privada em Portugal a disponibilizar este tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights