ASAE apreende 10 toneladas de frutas e hortícolas durante época festiva

6 de Janeiro 2022

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica aprendeu, numa operação realizada durante a época festiva, 10 toneladas de frutas e hortícolas, 450 litros de azeite e sete instrumentos de pesagem, no montante de 7.930 euros, e instaurou 70 processos.

No âmbito desta operação, procedeu-se “à suspensão de atividade de cinco operadores económicos, à apreensão de 450 litros de azeite, cerca de 10 toneladas de frutas e produtos hortícolas frescos e sete instrumentos de pesagem, tudo num valor global de 7.930,00 euros”, indicou, em comunicado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Esta autoridade fiscalizou 464 operadores económicos e instaurou 70 processos de contraordenação.

Entre as infrações está o incumprimento dos requisitos de higiene e os relativos à análise de perigos de controlo de pontos críticos, bem como a falta de controlo metrológico de pesos ou de comunicação prévia.

As ações realizaram-se desde o período de preparativos para o Natal e hoje, a celebração do dia de reis, abrangendo, essencialmente, pastelarias com fabrico próprio, panificação, supermercados, hipermercados, talhos, mercados locais e lojas gourmet.

Entre os requisitos verificados estão as condições de higiene, regras de fabrico, rotulagem dos produtos, temperatura, condições de conservação e as regras de concorrência, preços, livros de reclamações e licenciamento.

“A ASAE, enquanto órgão de polícia criminal e autoridade de fiscalização de mercado, executa operações diariamente para verificação do cumprimento da regulação vigente. No contexto atual, a incidência de fiscalização manter-se-á, necessariamente, intensificada nas matérias relacionadas com a situação inerente à pandemia de Covid-19, bem como todas as que se manifestam relevantes no âmbito da segurança alimentar e económica”, apontou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights