Macau alarga dose de reforço a toda a população

6 de Janeiro 2022

Macau anunciou esta quinta-feira o alargamento da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 a toda a população, com 18 anos ou mais, e já com duas doses tomadas.

Esta é segunda etapa da vacinação com a terceira dose da vacina contra a Covid-19, depois de em novembro ter sido iniciada para grupos específicos da população, como trabalhadores em posições de alto risco, pessoas com imunidade relativamente baixa e com imunidade severamente restringida.

As autoridades sanitárias do território recomendaram aos cidadãos que foram vacinados com duas doses da vacina inativada, como a Sinopharm, a mais pedida pela população local, para escolherem a vacina com mRNA (mensageiro RNA) da BioNTech na dose de reforço.

Esta é também a recomendação do Comissão de Saúde da China, acrescentaram, na conferência de imprensa semanal do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

Por outro lado, o intervalo entre a administração da segunda e da terceira dose pode ser reduzido de seis para três meses para quem tiver necessidade urgente, como no caso de pessoas que precisem de viajar para o estrangeiro ou para Taiwan, acrescentaram.

Até agora, 464.879 pessoas completaram duas ou mais doses de vacinação em Macau, onde foram detetados 79 casos de Covid-19, desde o início da pandemia. O território tem mais de 680 mil residentes.

Sobre o anúncio feito na quarta-feira da suspensão de voos de passageiros de fora da China com destino a Macau, a partir de sábado e por 14 dias, as autoridades indicaram que a decisão foi tomada para tentar impedir a propagação da variante Ómicron do novo coronavírus “muito forte em várias zonas do mundo”.

“Vamos fazer uma avaliação geral e dinâmica tendo em conta a situação epidemiológica em outros locais”, disseram, em relação à possibilidade de alargar o período da suspensão de voos além de 23 deste mês.

Por outro lado, as autoridades não excluíram a possibilidade de exigir vacinação à entrada em alguns locais, como espaços de entretenimento, e repetiram o apelo à população para se vacinar.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights