Podcast “Cancro sem Temor”: IPO do Porto lança episódio sobre inovação na oncologia

7 de Janeiro 2022

“Inovação do Meu Lado” é o tema do terceiro episódio do podcast do IPO do Porto “Cancro sem Temor”. Hoje, os ouvintes poderão esclarecer dúvidas relacionadas com ensaios clínicos.

Este episódio conta com a participação de José Dinis, diretor da Unidade de Investigação Clínica do IPO Porto, José Mário Mariz, diretor do Serviço da Clínica Oncohematologia do IPO Porto, e Fátima Oliveira, doente com carcinoma da mama metastizado, que fala sobre a experiência de participar num ensaio clínico.

A conversa flui para vários assuntos, por exemplo a forma como a oncologia é motor de inovação na área da saúde, o que é necessário mudar a nível nacional para que Portugal possa receber mais ensaios clínicos e em que medida estes podem ajudar os doentes.

“Cancro sem Temor” é um projeto desenvolvido pelo IPO do Porto e dirigido a toda a população, com o objetivo de realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência.

“Através de diferentes testemunhos e perspetivas, procura-se simplificar e retirar a carga negativa, o medo associado à doença, clarificando diferentes aspetos, para ajudar a lidar melhor com ela”, lê-se no comunicado de imprensa.

O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível no canal Youtube do IPO do Porto e nas plataformas Spotify e Apple Podcasts.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights