Bélgica doa 1,2 milhões de vacinas da Janssen a Moçambique

8 de Janeiro 2022

A Bélgica e o Governo da Flandres doaram hoje a Moçambique cerca de 1,2 milhões de doses de toma única da vacina contra o novo coronavírus Janssen, da Johnson & Johnson.

O total de 1.209.600 doses de vacina foi doado no âmbito do mecanismo Covax, referiu o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), em comunicado hoje divulgado.

Segundo o documento, a Bélgica doou a Moçambique, entre outubro e novembro, um total de 357.060 doses de vacina da Vaxzevria, então AstraZeneca.

De acordo com os últimos dados das autoridades de saúde moçambicanas, 9,4 milhões de pessoas foram vacinadas com pelo menos uma dose da vacina contra o novo coronavírus no país, das quais 7,1% estão completamente imunizadas.

O Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique defendeu hoje que a variante Ómicron está a determinar a subida exponencial do número de casos no país, alertando para os níveis de transmissibilidade “muito altos”, embora sem o aumento de óbitos.

“Das amostras elegidas para testagem, a variante Ómicron domina por completo os dados e praticamente o gráfico de dezembro corresponde inteiramente a esta variante”, disse à Lusa Sérgio Chicumbe, diretor para a Área de Inquéritos e Observação de Saúde do INS.

Desde o anúncio do primeiro caso, em março de 2020, Moçambique tem um total acumulado de 2.075 óbitos e 206.272 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 165.460 recuperados da doença.

A covid-19 provocou 5.470.916 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights