São Tomé e Príncipe com novo recorde de 265 casos novos e uma morte em 24 horas

8 de Janeiro 2022

São Tomé e Príncipe registou 265 casos novos e uma morte pela infeção do novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de infetados desde o início da pandemia para 4.416, anunciaram hoje as autoridades.

O óbito anunciado hoje é de um menor de cinco anos. Na segunda-feira já havia falecido outro menor de dois anos.

De acordo com o boletim diário divulgado hoje pelas autoridades locais, os novos casos são 256 na ilha de São Tomé e nove na ilha do Príncipe.

O arquipélago lusófono conta ainda, oficialmente, com 653 casos sob vigilância, dos quais 613 na ilha de São Tomé e 40 na ilha do Príncipe.

Destes, 648 encontram-se em isolamento domiciliar – 608 na ilha de São Tomé e 40 na ilha do Príncipe – cinco pacientes, na ilha de São Tomé, estão internados.

Com os dados mais recentes, o arquipélago conta agora com 4.416 casos de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, entre os quais 62 óbitos e 3.701 recuperações da doença.

O Governo são-tomense prorrogou hoje a situação de calamidade até 31 de janeiro, com proibição de funcionamento de discotecas, “em virtude da presença da variante Ómicron” que tem provocado “a elevada taxa de contágio” de covid-19 no país.

O executivo decidiu “manter as escolas abertas” e agendou a “vacinação para os adolescentes dos 12 aos 17 anos” para o dia 17 de janeiro.

A covid-19 provocou 5.470.916 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights