Cerca de 60 mil crianças dos 5 aos 11 anos iniciaram no sábado a vacinação

9 de Janeiro 2022

Mais de 98 mil pessoas receberam no sábado as vacinas contra a covid-19 e a gripe, das quais cerca de 60 mil crianças dos 5 aos 11 anos iniciaram a imunização contra o novo coronavírus, foi hoje divulgado

Os dados constam do relatório diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a vacinação contra a covid-19 e a gripe sazonal feita em Portugal continental.

De acordo com a DGS, 98.839 pessoas foram vacinadas no sábado contra a covid-19 (esquema vacinal iniciado ou completo e reforço) e a gripe sazonal.

Deste total, 33.482 pessoas foram inoculadas com a dose de reforço contra o novo coronavírus, 5.819 concluíram a vacinação contra a covid-19, 295 receberam a vacina da gripe e 59.243 crianças dos 5 aos 11 anos iniciaram a imunização da covid-19.

No total acumulado, desde que se iniciaram as respetivas campanhas de vacinação, mais de 8,7 milhões de pessoas têm a vacinação contra a covid-19 completa, mais de 3,3 milhões a dose de reforço e mais de 2,4 milhões a vacina da gripe.

Entre as crianças dos 5 aos 11 anos, 255.330 começaram a vacinação contra a covid-19, com uma dose.

O Governo esperava que a vacinação nesta faixa etária atingisse hoje as 280 mil crianças, cerca de 45% das 600 mil elegíveis.

Hoje terminou o segundo período de vacinação contra a covid-19 para as crianças entre os 5 e os 11 anos, que começou na quinta-feira.

De 05 de fevereiro a 13 de março serão administradas as segundas doses (e as primeiras doses de crianças que não foram vacinadas nesta fase).

No primeiro período de vacinação para as crianças entre os 5 e os 11 anos, que decorreu no fim de semana de 18 e 19 de dezembro, foram imunizados 95.752 menores com a dose pediátrica da Pfizer.

Hoje também terminou o período (que começou também na quinta-feira) para a administração de doses de reforço, em modalidade de “casa aberta” (sem agendamento) através de senha digital, especificamente para a comunidade escolar (professores e funcionários de escolas básicas e secundárias, creches e ATL). A atividade letiva retoma na segunda-feira.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, assegurou hoje, sem precisar datas, que “o mais brevemente possível os professores do ensino superior também serão vacinados” com a dose de reforço.

O relatório da DGS hoje divulgado adianta que das pessoas já vacinadas com a dose de reforço, 89% têm 70 ou mais anos, 74% têm entre 60 e 69 anos e 38% têm entre 50 e 59 anos.

Os dados da vacinação são calculados diariamente, entre as 00:00 e as 23:59 relativamente ao dia anterior ao da divulgação do relatório.

A covid-19 provocou 5.478.486 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.113 pessoas e foram contabilizados 1.639.846 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights