Partidos alemães avisam que tornar vacinação obrigatória pode levar meses

9 de Janeiro 2022

Os partidos no poder na Alemanha estão a desacelerar os planos para tornar obrigatória a vacinação contra o coronavírus, justificando com a demora em debater e legislar sobre a controversa medida, noticiou hoje a Associated Press (AP).

A agência noticiosa norte-americana cita uma entrevista de um líder parlamentar adjunto social-demcrata, Dirk Wiese, publicada hoje pelo jornal Tagesspiegel de Berlim, em que o responsável aponta como objetivo do Bundestag (câmara baixo do parlamento) decidir no primeiro trimestre de 2022 qual o esquema vacinal no país.

Os Verdes já vieram defender que o primeiro debate poderia ter lugar em finais de janeiro, uma vez que são poucas as sessões parlamentares marcadas para fevereiro, o que pode impedir os deputados de aprovar um projeto de lei antes do final de março.

A questão só seria analisada pelo Bundesrat (câmara alta do parlamento) em abril, atirando para um mês depois a entrada em vigor de qualquer diploma.

Segundo o Tagesspiegel, a implementação de uma nova lei sobre vacinação pode ser adiada até junho, para que se possa garantir condições técnicas, tais como a criação de um registo de vacinas a nível nacional.

A AP cita uma sondagem publicada hoje pelo semanário Bild am Sonntag que aponta que quase dois terços dos alemães apoiam a obrigatoriedade da vacinação contra o novo coronavírus, com cerca de um terço da população a manifestar-se contra.

Entre os que se opõem aquela obrigatoriedade estão alguns membros dos Democratas Livres, que fazem parte da coligação governamental, e o antigo ministro da Saúde alemão, que se comprometeu a não introduzir a obrigatoriedade da vacina.

Consensual entre os vários líderes políticos é deixar que seja o legislador a votar de acordo com a sua consciência e não segundo orientações partidárias.

A discussão sobre a obrigatoriedade da vacinação acontece ao mesmo tempo que se registam vários protestos de ativistas anti-vacinas contra as restrições impostas para combater a pandemia, tendo alguns com contornos violentos, com manifestantes a atacarem agentes da polícia.

Na Alemanha, quase 72 % da população é considerada “totalmente vacinada”, enquanto 42,3 % receberam uma dose.

A agência alemã de controlo da doença comunicou 36.552 casos de covid-19 e 77 mortes nas últimas 24 horas.

A covid-19 provocou 5.478.486 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 na China.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), já foi registada desde novembro em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mieloma Múltiplo: GSK anuncia resultados positivos de ensaio clínico de fase III DREAMM-8

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou recentemente os resultados positivos resultantes de uma análise intercalar do ensaio clínico DREAMM-8, fase III, que avaliou belantamab mafodotina, em combinação com pomalidomida e dexametasona (PomDex), versus o tratamento padrão, bortezomib e PomDex, como terapêutica de segunda linha e posterior para o mieloma múltiplo recidivante ou refratário. O ensaio clínico cumpriu o seu endpoint primário de sobrevivência livre de progressão de doença (PFS) numa análise interina pré-especificada e os resultados foram comunicados face à recomendação do IDMC.

USF Santiago de Palmela reacreditada

A Unidade de Saúde Familiar Santiago de Palmela foi reacreditada pelo Modelo Nacional de Acreditação em Saúde, conduzido pelo Departamento da Qualidade em Saúde da Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA)

LG reforça negócio B2B de dispositivos médicos

A LG Electronics está a acelerar o seu negócio B2B de dispositivos médicos. No total, a empresa oferece agora 13 tipos de monitores médicos, incluindo cinco monitores de diagnóstico, cinco monitores cirúrgicos e três monitores de utilização clínica.

Embolização: CUF disponibiliza tratamento para dor osteoarticular

A CUF passou a realizar um procedimento inovador para o tratamento da dor osteoarticular, que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes que sofrem de artrose, tendinites e outras patologias musculoesqueléticas muito prevalentes na população. É a primeira unidade de saúde privada em Portugal a disponibilizar este tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights