1,8 milhões de euros para avaliação e financiamento dos Centros Académicos Clínicos

10 de Janeiro 2022

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu esta segunda-feira as candidaturas à primeira avaliação externa dos Centros Académicos Clínicos (CAC), anunciou o Governo, avançando que há 1,8 milhões para avaliação e financiamento.

Atualmente há nove centros académicos clínicos em Portugal que associam escolas médicas a centros hospitalares e unidades de investigação, com o intuito de melhorar o conhecimento e a prestação de cuidados de saúde.

Todos os centros constituídos até ao início de março podem agora submeter-se a este primeiro programa de avaliação e financiamento, que tem um orçamento de 1,8 milhões de euros, segundo o gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

A avaliação externa será realizada de quatro em quatro anos e os CAC que obtenham uma classificação global de “Muito Bom”, “Bom” ou “Suficiente” podem ser propostos para financiamento.

Ainda segundo a FCT, o valor limite a atribuir a cada CAC é de 200 mil euros e as candidaturas, que hoje abriram, terminam no final do dia 11 de março de 2022.

O financiamento a atribuir terá a duração máxima de 36 meses, com início de execução em 2023, e os beneficiários são financiados através de fundos nacionais inscritos no orçamento da FCT e, quando elegíveis, cofinanciados por fundos comunitários, lê-se na página da FCT, onde constam também as informações necessárias para a realização das candidaturas.

Os CAC nasceram da ideia de desenvolver uma estratégia de reforço da qualificação e do desenvolvimento científico no domínio da saúde, sendo estruturas integradas de assistência, ensino e investigação médica que têm como principal objetivo o avanço e a aplicação do conhecimento e da evidência científica para a melhoria da saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Governo quer “articulação virtuosa” entre entidades de saúde

O Governo está a avaliar as atribuições de entidades como a Direção-Executiva do SNS, a DGS e o Infarmed para garantir “uma articulação virtuosa” que consiga diminuir a burocracia e concretizar as políticas de saúde, anunciou hoje a ministra.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights