Associação apela a intervenção social urgente em bairro da Trafaria há três dias sem luz

10 de Janeiro 2022

A Associação Cova do Mar, que faz intervenção humanitária no Bairro do Segundo Torrão, na Trafaria, Almada, apelou no domingo a uma ação social urgente na zona, uma vez que parte dos moradores está sem eletricidade.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Associação Cova do Mar, Alexandra Leal, explicou que os moradores afetados por este corte de energia, ainda sem resolução, precisam no mínimo de lanternas, refeições quentes, mantas e um gerador de emergência.

“É preciso que o fundo de emergência social da Câmara Municipal de Almada seja acionado e que seja feita uma intervenção social diretamente com estas famílias”, disse.

Na sua página oficial no Facebook, a Associação Cova do Mar, que é também responsável pelo projeto de apoio a crianças do bairro, a Fábrica dos Sonhos, tem feito vários apelos para a resolução do problema e para o apoio às famílias que estão a ser afetadas.

“Estamos junto ao rio Tejo, na sua margem sul e faz mais frio dentro de algumas casas do que na rua. Aqui, no Bairro do Segundo Torrão, os Direitos Humanos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – defendidos pela @onu portugal e pelo Alto Comissariado para as Migrações – tardam em chegar e ficam novamente em causa”, refere a associação.

A associação apela à ajuda para a doação de lanternas ou de donativos para as comprar de forma a socorrer as famílias com o que considera ser “o mínimo dos mínimos” e alerta para a necessidade de as entidades oficiais acionarem com urgência os meios de apoio de emergência.

Alexandra Leal adianta que a falta de eletricidade poderá pôr também em causa a abertura das atividades de tempos livres da Fábrica dos Sonhos em 11 de janeiro, um espaço que trabalha com 35 crianças do bairro.

Contudo, adianta a associação nos apelos nas redes sociais, neste momento a preocupação principal “recai sobre a dignidade destas famílias, que numa altura em que os casos positivos de covid-19 atingem os seus máximos em Portugal fazem os isolamentos às escuras ou à luz das velas”.

O Segundo Torrão, na Trafaria, é um bairro precário do concelho de Almada, distrito de Setúbal, com mais de três mil pessoas que há cerca de 40 anos se começou a formar ilegalmente, uma condição que se mantém, assim como as carências habitacionais, a falta de luz, de esgotos ou de limpeza nas ruas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mieloma Múltiplo: GSK anuncia resultados positivos de ensaio clínico de fase III DREAMM-8

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou recentemente os resultados positivos resultantes de uma análise intercalar do ensaio clínico DREAMM-8, fase III, que avaliou belantamab mafodotina, em combinação com pomalidomida e dexametasona (PomDex), versus o tratamento padrão, bortezomib e PomDex, como terapêutica de segunda linha e posterior para o mieloma múltiplo recidivante ou refratário. O ensaio clínico cumpriu o seu endpoint primário de sobrevivência livre de progressão de doença (PFS) numa análise interina pré-especificada e os resultados foram comunicados face à recomendação do IDMC.

USF Santiago de Palmela reacreditada

A Unidade de Saúde Familiar Santiago de Palmela foi reacreditada pelo Modelo Nacional de Acreditação em Saúde, conduzido pelo Departamento da Qualidade em Saúde da Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA)

LG reforça negócio B2B de dispositivos médicos

A LG Electronics está a acelerar o seu negócio B2B de dispositivos médicos. No total, a empresa oferece agora 13 tipos de monitores médicos, incluindo cinco monitores de diagnóstico, cinco monitores cirúrgicos e três monitores de utilização clínica.

Embolização: CUF disponibiliza tratamento para dor osteoarticular

A CUF passou a realizar um procedimento inovador para o tratamento da dor osteoarticular, que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes que sofrem de artrose, tendinites e outras patologias musculoesqueléticas muito prevalentes na população. É a primeira unidade de saúde privada em Portugal a disponibilizar este tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights