China confina terceira cidade, população sob quarentena aumenta para 20 milhões

11 de Janeiro 2022

Uma terceira cidade chinesa proibiu esta terça-feira os seus residentes de saírem de casa, devido a um surto de Covid-19, elevando o número de total de pessoas sob quarentena na China para cerca de 20 milhões.

Um comunicado das autoridades apontou que o bloqueio da cidade de Anyang vai durar, pelo menos, até que todos os 5,5 milhões de habitantes sejam testados.

Outras 13 milhões de pessoas estão sob quarentena na cidade de Xian, desde 23 de dezembro, e 1,1 milhão em Yuzhou.

O bloqueio de Anyang ocorreu após a confirmação de dois casos da variante Ómicron, detetados na segunda-feira e que se acredita estarem ligados a outros dois casos, diagnosticados, no sábado, na cidade portuária de Tianjin.

Parecem ser estes os primeiros casos de infeção local pela nova variante, para além de pessoas que chegaram do exterior e os seus contactos imediatos.

Os residentes não estão autorizados a sair das suas casas. Veículos não essenciais estão proibidos de circular e as lojas foram encerradas, exceto para aquelas que vendem bens essenciais, de acordo com um aviso emitido pelas autoridades locais.

Xian e Yuzhou estão a lutar contra a variante delta e nenhuma das cidades diagnosticou um caso da variante Ómicron. Cerca de 2.000 pessoas foram infetadas em Xian, a antiga capital chinesa que abriga as ruínas dos Guerreiros de Terracota.

Xian é o destino da única ligação aérea direta entre Portugal e a China e é operado pela Beijing Capital Airlines.

As autoridades de Xian suspenderam a ligação aérea direta com Lisboa, durante o mês de janeiro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights