Terapia do cancro utilizando síntese in situ de medicamentos anticancerígenos com bons resultados

11 de Janeiro 2022

Um grupo internacional de investigação do Cluster for Pioneering Research (CPR) do RIKEN tratou com sucesso o cancro em ratos utilizando catalisadores metálicos que reúnem medicamentos anticancerígenos no interior do corpo

Publicado na revista científica Nature Communications, o estudo é o primeiro relato de química sintética terapêutica in vivo a ser utilizada para administrar substâncias anticancerígenas onde elas são necessárias simplesmente injectando os seus ingredientes através de uma veia. Como esta técnica evita danos indiscriminados nos tecidos, espera-se que tenha um impacto significativo no tratamento do cancro.

Para além da eficácia em matar células cancerosas, um grande desafio à quimioterapia oncológica é como mitigar os efeitos secundários tóxicos no organismo. Os medicamentos que podem danificar células cancerosas também podem danificar células não cancerosas, e os efeitos secundários negativos da quimioterapia podem causar danos permanentes e debilitantes. Os métodos actuais para reduzir estes efeitos secundários incluem a entrega selectiva de medicamentos anticancerígenos ao tecido cancerígeno (entrega de medicamentos) e a conversão de compostos não tóxicos (prodrugs) em compostos tóxicos nas proximidades do tecido cancerígeno.

Katsunori Tanaka da RIKEN CPR, que liderou o novo estudo, desenvolveu um método para ativar as drogas usando a catálise de metal de transição dentro do corpo. Quando o catalisador é injetado num organismo, normalmente não tem efeito porque é destruído por antioxidantes como o glutatião. Ao colocar os catalisadores de metal de transição dentro de bolsas especiais dentro de uma proteína, Tanaka e os seus colegas conseguiram evitar este problema e estabilizar a função catalítica in vivo, assegurando assim que a reação química possa prosseguir eficazmente no organismo. Para que esta técnica funcione, o catalisador precisa de encontrar seletivamente o seu caminho para o cancro. Tal como nos seus estudos anteriores, a equipa direccionou o catalisador para o cancro através da ligação de cadeias de moléculas de açúcar que ligam o cancro à superfície da proteína transportadora. Utilizando estas técnicas, a equipa de Tanaka conseguiu inibir o crescimento do cancro e a metástase, bem como reduzir os efeitos secundários. O novo estudo é uma prova de conceito em que o cancro em ratos foi tratado através da montagem efetiva de medicamentos anticancerígenos no interior do corpo, perto das células cancerígenas. “No passado, utilizávamos métodos semelhantes para juntar medicamentos anticancerígenos aos tumores”, diz Tanaka, “mas aqui, conseguimos evitar a colocação de quaisquer drogas tóxicas no corpo”.

Notando que o esqueleto básico da maioria das drogas anticancerígenas contém um anel de benzeno, os investigadores começaram por fazer anéis de benzeno dentro do corpo usando catalisadores de metal de transição. “Ninguém acreditava que fosse possível sintetizar artificialmente anéis de benzeno dentro do corpo, mas eu estava confiante de que o poderíamos fazer com base nas nossas realizações anteriores”, diz Tanaka. Utilizando um complexo metal-catalítico de transição concebido para a entrega seletiva aos tecidos cancerosos, conseguiram criar eficazmente os anéis de benzeno necessários para os medicamentos cancerígenos nas proximidades das células cancerígenas. Ao utilizarem substâncias não tóxicas, e apenas juntando-as para formar medicamentos anticancerígenos ativos no local do tumor, viram um aumento de 1000 vezes na atividade inibidora dos medicamentos no cancro. A simples administração dos ingredientes necessários para o fármaco, juntamente com o catalisador de metal de transição, através de uma veia, inibiu o crescimento do cancro sem efeitos secundários como a perda de peso.

Esta é a primeira vez que os fármacos anticancerígenos ativos foram reunidos no local e combateram eficazmente o cancro, simplesmente injetando os ingredientes para o fármaco através de uma veia. Para além do benzeno, espera-se que a metodologia desenvolvida neste estudo permita a síntese de uma variedade de outras moléculas no interior do corpo. A esperança é que este tipo de quimioterapia se torne uma plataforma terapêutica útil para o futuro do tratamento do cancro.

“Muitos pacientes com cancro estão a morrer devido aos efeitos secundários do tratamento. Acreditamos que a nossa tecnologia, que ataca as células cancerosas de forma altamente eficaz sem efeitos secundários, será capaz de salvar vidas”, diz Tanaka. “O método também nos permitirá reconsiderar a utilização de compostos que não foram utilizados antes, porque eram demasiado tóxicos quando entregues a todo o corpo. Agora podem ser sintetizados no local do tumor sem afetar o tecido saudável”. Acreditamos que esta é uma mudança de paradigma para os produtos farmacêuticos e a descoberta de drogas”.

Bibliografia
Nasibullin et al. (2021) Synthetic prodrug design enables biocatalytic activation in living mice to elicit tumour growth suppression. Nat Comm. doi: 10.1038/s41467-021-27804-5
10/01/2022

AlphaGalieo/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights