Corona em águas residuais a um nível recorde na Suécia

12 de Janeiro 2022

Numa semana, os níveis do coronavírus nas águas residuais de Gotemburgo dispararam e aumentaram cerca de 250% em comparação com a concentração do inquérito semanal anterior e o valor mais […]

Numa semana, os níveis do coronavírus nas águas residuais de Gotemburgo dispararam e aumentaram cerca de 250% em comparação com a concentração do inquérito semanal anterior e o valor mais alto medido até agora durante a pandemia. Os investigadores da Universidade de Gotemburgo também dizem que a variante delta foi quase eliminada pelo ómicron.

Há duas semanas, foi relatado um aumento acentuado da SRA-CoV-2 nas águas residuais de Gotemburgo. Foi o maior aumento numa única semana desde a segunda vaga da pandemia, há cerca de um ano atrás.

Na semana passada, o aumento, embora ainda em curso, tinha abrandado ligeiramente. O nível estava então a aproximar-se do pico da segunda vaga em Dezembro de 2020.

O nível agora medido significa que um número muito maior de pessoas do que nunca durante a pandemia foi agora, simultaneamente, infetado. As concentrações de SRA-CoV-2 nas águas residuais de Gotemburgo são agora entre três a quatro vezes superiores ao nível da semana anterior e ao pico anterior em Dezembro de 2020.

Impacto nos cuidados de saúde dentro de uma semana

Heléne Norder é professora adjunta de microbiologia no Departamento de Doenças Infeciosas da Academia de Sahlgrenska, da Universidade de Gotemburgo, e microbiologista no Hospital Universitário de Sahlgrenska. Os resultados que ela e os seus colegas anunciaram baseiam-se em amostras colhidas na semana de 3 a 9 de Janeiro.

“Deve haver agora um grande número de infectados. Esperemos que a maioria deles estejam vacinados e que a sua doença seja leve. Mas ainda assim, uma certa percentagem deles estará a causar pressão nos cuidados de saúde. Com base no que vimos antes, isso vai acontecer dentro de cerca de uma semana”, diz ela.

A percentagem da variante do vírus ómicron aumentou sucessivamente durante os meses de Dezembro e Janeiro, enquanto o nível relativo da variante delta diminuiu. Os resultados atuais mostram uma predominância maciça do ómicron, como se esperava.

Cinco delta para 10.000 ómicron

Medido em níveis de vírus nas amostras – em vez do número de pessoas infetadas – a proporção de delta para ómicron é de 5:10.000.

“O delta não desapareceu completamente. Ainda lá está, mas é uma proporção minúscula”, diz Norder.

Os estudos da SRA-CoV-2 nas águas residuais locais estão em curso desde Fevereiro de 2020. São realizados em colaboração com a empresa municipal Gryaab, que trata as águas residuais em Gotemburgo e nos municípios vizinhos. A Gryaab envia uma amostra por semana, composta de amostras recolhidas diariamente, para o grupo de investigação da Norder.

Os investigadores reportam regularmente as suas conclusões aos prestadores de cuidados e à Unidade de Controlo de Infeções da Região Västra Götaland. O mesmo se aplica aos níveis de vírus da gripe, norovírus (o “vírus do vómito de Inverno”), e vírus respiratórios sincíticos (RS). Os números relativos a estes outros vírus são comunicados mais tarde durante a semana.

https://www.gu.se/en/news/corona-in-wastewater-at-record-high

Alphagalileo/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights