Associação de Cuidados Continuados denuncia fecho de unidade em Ourique

13 de Janeiro 2022

A Associação Nacional de Cuidados Continuados (ANCC) denunciou na quarta-feira “a falência e consequente encerramento” da unidade existente em Garvão, no concelho de Ourique (Beja), o que elimina “30 camas” e extingue “40 postos de trabalho”.

“É com pesar e com profundo lamento que comunicamos a falência, e consequente encerramento, da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Associação de Solidariedade Social Futuro de Garvão”, pode ler-se num comunicado da ANCC, enviado à agência Lusa.

No comunicado, assinado pelo presidente da direção, José Bourdain, a ANCC refere que, com este fecho, são eliminadas “30 camas na tipologia mais carente da Rede de Cuidados Continuados”, a de longa duração.

E “assim se extinguem 40 postos de trabalho numa região do país com escassas oportunidades de emprego e de apoio social e de saúde, com a agravante que estes trabalhadores têm salários em atraso”, denunciou.

Para o responsável “este é mais um exemplo, a juntar a outros tantos, do encerramento de várias UCCI por insolvência, fruto da perseguição que o Governo e os três partidos que o apoiam têm feito a este setor”.

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção de Garvão começou a funcionar em 14 de maio de 2012, anunciou, na altura, a Associação de Solidariedade Social – Futuro de Garvão.

Segundo a Lusa noticiou então, a unidade resultou de um investimento superior a um milhão de euros, financiados pela Administração Regional de Saúde do Alentejo (mais de 722 mil euros) e por fundos privados.

Com capacidade para acolher 30 utentes, a UCCI dispunha de várias valências, como fisioterapia, terapia da fala e terapia ocupacional.

A unidade foi, depois, inaugurada em 18 de dezembro de 2012, pelo então secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, no Governo PSD/CDS-PP.

Numa notícia divulgada ontem, uma estação de rádio de Beja, a Rádio Voz da Planície, deu conta do encerramento da UCCI, explicando que a associação gestora da valência, “ao que tudo indica, estará em processo de insolvência”.

Em 2020, o edifício onde funcionava a unidade e o respetivo terreno terão sido comprados por um médico, segundo a mesma rádio.

A Lusa tentou ontem contactar, sem sucesso, algum responsável da Associação de Solidariedade Social – Futuro de Garvão.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights