Aveiro terá novo centro de vacinação a funcionar até final do mês, diz autarca

13 de Janeiro 2022

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, anunciou esta quinta-feira que, até ao final do mês, Aveiro deverá ter um novo centro de vacinação, com uma equipa de enfermagem exclusiva.

Ribau Esteves falava no período de antes da ordem do dia da reunião pública da câmara, dizendo esperar que, ainda durante o mês de janeiro, possa ser ativada uma nova instalação como centro de vacinação.

De acordo com o autarca, o novo centro já está a ser montado e terá “as devidas condições, com a característica nova de ficar reservado para ser mantido com esse fim enquanto for necessário”.

“É um espaço que não tem conflitos de interesses, quer dizer, não precisamos de fazer lá a Feira de Março”, referiu, aludindo ao Parque de Feiras e Exposições onde funcionou anteriormente o centro de vacinação.

O novo local, salientou, “é uma instalação que ficará reservada com uso exclusivo e no tempo que seja necessário”, lembrando que a responsabilidade pelos centros de vacinação cabe ao Ministério da Saúde.

“Como sempre, a Câmara Municipal de Aveiro assume-se como parceiro do Ministério da Saúde, membro da equipa neste combate, ativando o espaço A ou B conforme for entendido como necessário”, disse, reiterando a total disponibilidade para colaborar com o Ministério da Saúde, que “é quem gere o processo de vacinação”.

“Nos próximos dias estaremos com o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga a anunciar o local do novo centro de vacinação, que terá uma equipa de enfermeiros a trabalhar em exclusividade de funções, numa decisão do Ministério da Saúde que saudamos”, acrescentou.

Desde que foi encerrado o centro de vacinação no Parque de Feiras e Exposições, as vacinas contra a COVID-19 têm sido ministradas no Centro de Saúde de Aveiro, gerando longas filas no exterior e manifestações de desagrado de vários utentes.

Manuel Sousa, vereador do PS, observou que “o Ministério da Saúde é o mesmo em todo o país e noutras zonas os centros de vacinação não encerraram”.

Reconhecendo que a afluência inesperada ao Centro de Saúde de pessoas sem marcação para serem vacinadas contribuiu para o “caos” que se verificou em algumas ocasiões, Manuel Sousa apelou ao empenho do presidente da Câmara de Aveiro na rápida resolução do problema.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights