Imposta quarentena em quartos de hotel a cerca de 40 crianças de Macau

13 de Janeiro 2022

Quase 40 crianças de uma creche de Macau foram esta quinta-feira colocadas em quarentena compulsória em quartos de hotel depois de um funcionário daquela instituição ter estado num banquete na China onde uma pessoa testou positivo para a Covid-19.

O funcionário em questão, que já testou negativo para a Covid-19, jantou no domingo na Vila de Tanzhou, da Cidade de Zhongshan, a cerca de 10 quilómetros de Macau.

Ainda assim, devido à política de casos zero no território, 87 pessoas da creche foram consideradas “indivíduos de contacto próximo por via secundária”, entre as quais 38 crianças, que, acompanhadas por um familiar, foram hoje postas em quarentena obrigatória em quartos de hotel, explicaram as autoridades em conferência de imprensa.

A atividade da creche já foi suspensa, detalharam os responsáveis na mesma ocasião.

Além disso, uma outra pessoa que trabalha em Macau, num lar de idosos, também esteve nesse mesmo banquete no domingo. A pessoa em questão também teve negativo no teste à Covid-19, mas as 145 pessoas de contacto próximo por via secundária do lar de cuidados Sol Nascente “vão ser submetidos a observação médica no próprio lar e os trabalhadores serão sujeitos à gestão de contactos em circuito fechado”.

Na mesma conferência de imprensa, as autoridades revelaram que apenas 30% dos idosos nos lares de Macau estão vacinados, apesar de o programa de vacinação ter começado no primeiro trimestre de 2021, num território cuja população não ultrapassa os 700 mil.

As autoridades disseram que existem no território apenas 226 camas para doentes com Covid-19.

Os casos na China continental assim como em Hong Kong, apesar de reduzidos, estão a aumentar, a poucos dias da celebração da passagem do ano lunar com a família, na maior migração interna do planeta, e do início, em 04 de fevereiro, dos Jogos Olímpicos de Inverno.

O aumento do número de casos nas regiões vizinhas fez com que as autoridades de Macau reforçassem o alerta junto da população e a dizerem que um “surto de covid-19 é provável” no território.

Por essa razão, os serviços de saúde apelaram às pessoas que instalem a aplicação móvel de rastreio de percurso individual da população para sinalizar riscos associados à Covid-19, cujo uso é para já voluntário, mas que será obrigatório em breve.

Na semana passada, após um surto ter sido registado em Hong Kong, Macau proibiu voos de fora da China de aterrarem no território, numa altura em que muitas pessoas, entre os quais portugueses, regressavam das férias de Natal.

Essa proibição está imposta até dia 23 de janeiro, contudo, as autoridades já admitiram que a medida pode ser prolongada.

Macau tem seguido a política de zero casos de Covid-19, registou apenas 79 infeções, impõe quarentenas de regresso que podem chegar a 35 dias dentro de um quarto de hotel e não permite sequer a entrada a quem teve Covid-19 nos últimos dois meses.

Assim como acontece na China continental, o Governo de Macau passou a não considerar os casos assintomáticos para efeitos de contabilidade dos casos registados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights