RDCongo devolveu cerca de cem ruandeses que fugiram à vacinação

13 de Janeiro 2022

Cerca de cem ruandeses que chegaram nos últimos dias à República Democrática do Congo (RDCongo), alegando estar a fugir da vacinação contra a Covid-19 no seu país, foram esta quinta-feira enviados de volta para o Ruanda, segundo fontes congolesas.

“Todos os ruandeses que se encontravam ilegalmente” no país, na ilha de Idjwi, localizada no Lago Kivu, na fronteira entre a RDCongo e o Ruanda, “foram devolvidos ao seu país na quinta-feira [hoje] de manhã”, disse, por telefone, à agência de notícias francesa AFP, Roger Ntambuka, o líder local de Ntambuka, uma entidade administrativa localizada na parte sul da ilha.

Eram “101 pessoas, homens, mulheres e crianças, que embarcaram num grande barco privado”, afirmou. “Eles opuseram-se ao seu repatriamento, mas ontem [quarta-feira] negociámos com eles o dia todo, e forçámo-los a embarcar”, acrescentou aquele responsável.

Os ruandeses, que chegaram em pequenos grupos à RDCongo e que se estabeleceram em duas aldeias, disseram estar a fugir da vacinação contra a Covid-19, obrigatória no Ruanda, para quem anda de transportes públicos, em bares e restaurantes e em conferências e reuniões.

Mas os habitantes locais manifestaram alguma preocupação e questionaram as intenções dos cidadãos ruandeses.

Na quarta-feira, o Governo ruandês afirmou, em comunicado, que “um grupo de ruandeses tinha partido para os países vizinhos, alegando ser contra a vacinação, principalmente por razões religiosas”.

“A maioria deles regressou ou está em vias de regressar [ao Ruanda] graças à cooperação bilateral, incluindo os que foram para a ilha de Idjwi”, acrescentou-se no comunicado, sublinhando-se que “estes ruandeses estavam tranquilos (…) e informados dos benefícios da vacinação”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos lançam podcast “Endoscopicamente Falando”

A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) lançou o podcast “Endoscopicamente Falando”, que vai reunir uma série de episódios sobre temas das áreas da Gastrenterologia e da Endoscopia Digestiva.

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights