Trump critica políticos que não admitem ter dose de reforço de vacina

13 de Janeiro 2022

O ex-Presidente dos EUA, Donald Trump, criticou os políticos que se recusam a dizer se receberam doses de reforço da vacina contra a Covid-19, acusando-os de falta de “coragem”.

“Devem dizer isso. Quer tenham sido [vacinados] ou não. Digam”, desafiou Trump, durante uma entrevista televisiva ontem difundida.

Trump – que foi vaiado pelos seus apoiantes no mês passado, por revelar que recebeu uma dose de reforço da vacina – tem-se tornado cada vez mais agressivo contra os que questionam a eficácia e a segurança das vacinas contra a Covid-19.

Vários analistas realçam a mudança de postura de Trump perante a pandemia, interpretando o seu novo posicionamento como estratégia para uma eventual recandidatura à Casa Branca.

Embora as vacinas contra a Covid-19 tenham sido desenvolvidas durante o mandato presidencial de Trump, permanecem profundamente impopulares entre os segmentos da base republicana, alimentadas em parte pela desinformação.

Trump, enquanto estava no cargo, minimizou consistentemente o risco representado pela Covid-19 e recebeu a vacina de forma discreta e fora do olhar das câmaras, mesmo quando outros membros do seu Governo foram inoculados em público, para ajudar a aumentar a confiança nas vacinas.

Agora, Trump critica os políticos que não assumem publicamente terem sido vacinados.

“Eu fui vacinado. E recebi a dose de reforço. Vi alguns políticos a serem entrevistados e uma das perguntas era: ‘Recebeu a dose de reforço?’ E eles dizem: ‘Oh, oh…’ A resposta era ‘Sim’, mas eles não o querem dizer. Porque não têm coragem”, disse Trump.

O ex-Presidente não citou nomes e os seus porta-vozes não esclareceram, para já, a que políticos ele se estava a referir.

Contudo, o governador da Florida, Ron DeSantis – uma estrela em ascensão no Partido Republicano que é frequentemente mencionado como um possível candidato presidencial em 2024 – recusou-se a dizer se recebeu uma dose de reforço.

Também vários republicanos na Câmara de Representantes, incluindo os principais aliados de Trump, se recusaram a divulgar a sua situação em termos de vacinação.

Ao criticar outros políticos relutantes em divulgar a sua condição de vacinação, Trump parece estar a procurar transformar a sua posição sobre as vacinas numa questão política que lhe permita promover o sucesso do seu Governo no combate à pandemia, criando um contraste com outros possíveis candidatos do Partido Republicano.

Durante uma entrevista no mês passado, Trump pareceu reconhecer o risco que muitos dos seus apoiantes corriam ao não serem vacinados, embora tenha dito repetidamente que é contra a obrigatoriedade das vacinas.

Trump foi hospitalizado com Covid-19, em outubro de 2020, semanas antes das eleições presidenciais que perdeu para o democrata Joe Biden, tendo recebido um tratamento experimental com anticorpos monoclonais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights