14/01/2022 | Destaques, Nacional, Notícias

Hospital Amadora-Sintra promove webinar sobre stress pós-traumático no período neonatal

A equipa de enfermagem do Serviço de Neonatologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) está a organizar uma reunião científica subordinada ao tema “Stress Pós-traumático: a Parentalidade após a Neonatologia”, que se vai realizar online a 17 de janeiro.

“A admissão num Serviço de Neonatologia apresenta-se como um potencial evento traumático para os recém-nascidos e suas famílias, pela desorganização da dinâmica familiar que acarreta e pelo impacto significativo na construção do papel parental”, explica Sónia Semião, enfermeira-chefe especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. “Com este webinar pretende-se sensibilizar os profissionais de saúde que prestam cuidados em Serviços de Neonatologia para as estratégias de intervenção capazes de atenuar e/ou mitigar os efeitos do trauma vivido pelas famílias”, acrescenta a coordenadora do Ciclo de Reuniões Científicas.

A reunião científica da próxima segunda-feira, pelas 17h, conta com a participação da psicóloga Joana Baptista (PhD, ISCTE-IUL) e da enfermeira Mary Couhglin (MSc, Caring Essentials Collaborative) e será moderada pela enfermeira Inês Henriques (MSc Stud), do Serviço de Neonatologia do Hospital Amadora-Sintra.

Esta iniciativa integra-se no ciclo de reuniões científicas subordinadas ao tema “Pensar em Neonatologia: Da complexidade à essência dos cuidados…”, cujo objetivo é promover a partilha de experiências e a divulgação da evidência científica mais relevante na área da neonatologia.

A participação é gratuita, mas requer inscrição.

Dúvidas ou sugestões de temas para discussão devem ser enviadas para a comissão organizadora por email (rc-neonatologia@hff.min-saude.pt).

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share This