OMS recomenda uso de medicamento para a artrite reumatoide ‘baricitinib’

14 de Janeiro 2022

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o medicamento baricitinib, usado no tratamento da artrite reumatoide, para doentes com Covid-19 grave ou crítica, em combinação com corticoides, segundo novas orientações divulgadas na quinta-feira.

A recomendação, feita pelo grupo de peritos da OMS que tem a seu cargo a elaboração das diretrizes sobre o uso de fármacos na Covid-19, baseia-se na prova de que a combinação dos dois tipos de medicamentos reduz a necessidade de ventilação, melhorando a sobrevivência dos doentes sem aumentar os efeitos adversos.

Os peritos da OMS assinalam que o ‘baricitinib’ atua de forma semelhante a outros medicamentos para a artrite reumatoide chamados inibidores da interleucina-6 (IL-6), mas desaconselham a sua toma em simultâneo, sugerindo que quando há mais do que um destes fármacos disponíveis se opte por um com base no custo e na experiência clínica.

A nova recomendação consta na atualização das diretrizes da OMS para os fármacos a usar no tratamento da Covid-19 que foi divulgada na publicação científica BMJ, editada pela Associação Médica Britânica.

A avaliação feita pelos peritos da OMS partiu de sete ensaios clínicos envolvendo mais de quatro mil doentes com Covid-19 ligeira, grave ou crítica.

Os especialistas recomendam ainda, embora de forma condicionada, o uso do anticorpo monoclonal sotrovimab no tratamento de doentes com Covid-19 ligeira, mas com elevado risco de hospitalização.

Contudo, desaconselham o tratamento de doentes com Covid-19 grave ou crítica com os medicamentos ruxolitinib e tofacitinib, igualmente usados no tratamento da artrite reumatoide, devido à ausência de benefícios comprovados e ao possível aumento de efeitos secundários (neste caso com o ‘tofacitinib’).

Anteriormente, a OMS já tinha recomendado o uso de medicamentos inibidores de IL-6 e corticoides sistémicos em doentes com Covid-19 grave ou crítica e dos anticorpos monoclonais casirivimab e imdevimab em doentes selecionados.

Em contrapartida, a Organização Mundial da Saúde já desaconselhava o tratamento da Covid-19 com plasma convalescente, com o antiparasitário ivermectin e com o antimalárico hidroxicloroquina, independentemente do grau de severidade da doença.

A Covid-19 é uma doença respiratória pandémica causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado há dois anos na China.

Desde então, o vírus original mudou e deu origem a várias variantes. Das cinco variantes consideradas de preocupação pela OMS, a Ómicron é a mais recente e a mais contagiosa de todas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights