Unidade de Saúde da Guarda com 15 diretores de serviço na área hospitalar em “normais funções”

14 de Janeiro 2022

A Unidade Local de Saúde da Guarda esclareceu esta sexta-feira que 15 diretores de serviço na área hospitalar exercem “as normais funções”, que em outros serviços alguns concursos ficaram desertos e que decorrem procedimentos para diretor de departamento.

O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, João Barranca, emitiu hoje um comunicado sobre o assunto, após a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) ter alertado a ministra da Saúde para as “graves consequências” decorrentes da falta de nomeação dos diretores de serviço daquela unidade.

Segundo a nota da ULS enviada à agência Lusa, neste momento há 15 diretores de Serviço na área hospitalar “a exercer as normais funções”, em Pneumologia, Dermatologia, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Interna, Otorrinolaringologia, Reumatologia, Neurologia, Psiquiatria, Ginecologia/Obstetrícia, Anestesiologia, Cardiologia, Pediatria, Medicina Intensiva, Ortopedia e Cirurgia.

“Noutros serviços, permanecendo a direção, foram abertos concursos, tendo alguns ficado desertos”, acrescentou a fonte, explicando que a situação se aplica aos serviços de Anestesiologia e de Ortopedia (direção assumida pela diretora clínica).

Nos concursos para diretor do Serviço de Cardiologia concorreram dois candidatos e o procedimento está em fase de análise curricular, o mesmo acontecendo com os serviços de Pediatria, Medicina Intensiva e Cirurgia.

Já sobre o concurso para diretor do serviço de Oftalmologia, a ULS adiantou que concorreu um candidato e o procedimento está em fase de análise curricular, sendo que, “após demissão e rescisão de contrato, o serviço é coordenado pela direção clínica”.

A ULS da Guarda informou, ainda, que tem a decorrer procedimentos para os cargos de diretor dos Departamentos de Medicina (concurso ficou deserto de candidatos) e de Cirurgia (dois candidatos, o procedimento está em fase de análise curricular).

O diretor do Departamento de Saúde da Mulher e da Criança foi nomeado no dia 29 de dezembro de 2021.

Na nota enviada à Lusa, a fonte também esclareceu que “o cargo de Diretor de Serviço decorre de uma Manifestação Individual de Interesse” e “não é de caráter obrigatório”.

A SRCOM adiantou, na quinta-feira, que escreveu uma carta à ministra Marta Temido a alertar para uma situação “que se arrasta há demasiado tempo” e da qual resultam “graves consequências sobre a organização hospitalar e os cuidados de saúde prestados” na ULS da Guarda.

Na carta, a Ordem dos Médicos alertou para a “situação real” do Hospital de Sousa Martins.

No total, segundo a SRCOM, são 16 serviços hospitalares da ULS da Guarda “com atrasos incompreensíveis nas nomeações dos diretores”, resultando “em falta de planeamento dos cuidados de saúde a levar a cabo aos utentes, indefinição da organização na prestação de cuidados de saúde, entre muitas outras competências e atribuições inerentes a este cargo”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights