Nuno Flora é o novo presidente da Associação de Distribuidores Farmacêuticos

16 de Janeiro 2022

Nuno Flora foi eleito presidente da ADIFA – Associação de Distribuidores Farmacêuticos, entidade que representa as principais empresas de distribuição de medicamentos e produtos de saúde em Portugal.

O novo presidente da ADIFA inicia funções este mês e aponta a sua intervenção no sentido de “reafirmar as prioridades de atuação da associação, principalmente no reconhecimento da Distribuição Farmacêutica como serviço de interesse público essencial no nosso país, reforçando o inegável valor para a sociedade dos distribuidores farmacêuticos na promoção da Saúde Pública”.

Num momento em que importantes e novos desafios continuam a colocar-se à saúde em Portugal, Nuno Flora destaca que, enquanto presidente da ADIFA, tudo fará “para assegurar que a Distribuição Farmacêutica de Serviço Completo tem condições para dar uma resposta adequada, atempada e contínua às necessidades de abastecimento das farmácias, de forma a que todos os cidadãos tenham acesso às mais variadas tecnologias de saúde, de norte a sul do país e ilhas”.

Com experiência de mais de vinte anos na área da saúde e formação na área de comunicação e gestão, com MBA pela AESE Business School, o novo presidente da ADIFA pretende também ver estabelecidas “medidas concretas que viabilizem a sustentabilidade económico-financeira da atividade, ao mesmo tempo que mantém o compromisso do setor em continuar a contribuir para a acessibilidade ao medicamento e coesão territorial”.

Nuno Flora exercia anteriormente o cargo de secretário-geral da Associação Nacional das Farmácias (ANF), tendo participado em diversos processos negociais com o Ministério da Saúde, que resultaram na implementação de serviços de saúde nas farmácias, incentivos para o crescimento do mercado de medicamentos genéricos, dispensa de medicamentos antirretrovirais e oncológicos nas farmácias e de utilização racional do medicamento.

Esteve também envolvido na concretização de diversas iniciativas, como o projeto ‘Abem: Rede Solidária do Medicamento’, que permite o acesso a medicação a pessoas carenciadas através do envolvimento de farmácias e entidades sociais, e a Linha Nacional 1400 – Linha de Assistência Farmacêutica às Populações, que visa prestar apoio a quem precisa de se deslocar a uma farmácia ou receber medicamentos e outros serviços ao domicílio.

Mais recentemente, esteve à frente do Gabinete de Crise COVID-19 da ANF para implementar a reestruturação organizacional e de serviços, assim como definir a estratégia de atuação das farmácias.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundação BIAL: candidaturas aos apoios a projetos de investigação científica encerram a 31 de agosto

As candidaturas ao Programa de Apoios à Investigação Científica da Fundação BIAL estão abertas até ao dia 31 de agosto. Esta iniciativa destina-se a investigadores nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia, que terão a oportunidade de se candidatar a apoios financeiros que podem alcançar até 60 mil euros, sujeitando-se à avaliação dos membros do Conselho Científico da fundação.

Hospital CUF Tejo Imagiologia Cardiovascular recebe acreditação europeia

A Associação Europeia de Imagiologia Cardiovascular (EACVI) acaba de reconhecer a qualidade clínica e tecnológica do serviço de Imagiologia do Hospital CUF Tejo, atestando-o como referência na realização de ressonância magnética cardíaca, com especialização em ressonância magnética com stress. 

Unidade de Queimados da ULS de Coimbra celebra 35 anos

A Unidade de Queimados da ULS de Coimbra – a única em Portugal certificada pela European Burns Association (EBA) e uma das menos de trinta certificadas em toda a Europa como centro de queimados de alto nível – atende entre 150 a 200 doentes por ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights