Livro e exposição sobre projeto POSITIVA(MENTE) apresentados amanhã no Estoril

19 de Janeiro 2022

O projeto POSITIVA(MENTE), que apoiou cerca de 90 seniores durante a pandemia, deu origem a um livro de contos infantis e a uma exposição que serão apresentados amanhã, às 18h, na Galeria de Arte do Estoril.

A parceria entre a Freguesia de Cascais e Estoril e a ESTIMA + permitiu avançar com este projeto na área do envelhecimento ativo em outubro de 2020. Desde então, foram diariamente apoiados cerca de 90 seniores dos Espaços Seniores da Freguesia Cascais e Estoril.

Recorrendo a ferramentas como o WhatsApp, o email e o Zoom, ou através do telefone e de cartas, foram enviadas semanalmente propostas de atividades abordando temas como a gratidão, a esperança, a resiliência, o otimismo e a felicidade.

Os sentimentos e as vivências destes seniores ao longo da pandemia de Covid-19 impulsionaram os trabalhos que estarão amanhã patentes na Galeria de Arte do Estoril, onde será, no mesmo dia, lançado o livro sobre o projeto, com o mesmo nome da exposição.

“No livro Histórias do POSITIVA(MENTE) os super-heróis são os seniores, os autores dos contos infantis que explicam às crianças conceitos como os da Gratidão, Otimismo, Resiliência, Autoestima, Autocuidado, Esperança, Perdão, entre outros. Mas esta é uma obra intergeracional, tendo as ilustrações sido feitas por crianças” do primeiro ciclo das escolas da freguesia, explica a nota enviada às redações.

O livro “é uma bonita viagem pelos momentos mágicos, vividos e partilhados por cerca de 90 seniores, dos Espaços Seniores da Freguesia Cascais e Estoril, que ao longo destes meses intensos de pandemia foram apoiados pelo projeto POSITIVA(MENTE)”, dinamizado por uma psicóloga clínica e uma animadora sociocultural e instrutora de chi kung, acrescenta a nota.

Esta publicação será distribuída gratuitamente.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights