Programa de Liderança da Diabetes apresentado amanhã em Évora

20 de Janeiro 2022

O Programa de Liderança em Diabetes será apresentado esta sexta-feira, na Universidade de Évora, a propósito da exposição dos 100 anos da descoberta da insulina.

De acordo com o vice-presidente da Federação Internacional da Diabetes, “a chegada da exposição a Évora é a oportunidade ideal para a apresentação do Programa de Liderança em Diabetes, que tem como objetivo capacitar jovens adultos com diabetes para assumirem funções de liderança nas organizações e na sociedade “.

A exposição itinerante “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina” chega esta sexta-feira ao Alentejo, mais precisamente ao Corredor de Sociologia no Colégio Espírito Santo, na Universidade de Évora.

Entre dia 21 de janeiro e 04 de fevereiro, os visitantes poderão explorar os principais marcos históricos relativos ao tratamento da diabetes desde o antigo Egipto (1550 A.C.) até 1921, ano no qual os cientistas Frederick Banting e Charles Best, em colaboração com MacLeod e Collip, descobriram e aplicaram a insulina com sucesso pela primeira vez.

A sessão conta com a abertura de Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, e a presença de Luís Gardete Correia (presidente da Fundação Ernesto Roma e membro da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Descoberta da Insulina) e João Valente Nabais (vice-presidente da Federação Internacional da Diabetes, professor associado da Universidade de Évora e assessor da Direção da APDP), que irão abordar a história da diabetes e apresentar o Programa de Liderança em Diabetes, respetivamente.

O encerramento contará com a intervenção de Margarida da Silveira, vogal do Conselho Diretivo da ARS Alentejo.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights