Açores com serviço online de registo de autoteste e declaração de isolamento

22 de Janeiro 2022

O Governo açoriano apresentou na sexta-feira um serviço online que permite registar o resultado dos autotestes à Covid-19 e solicitar a declaração de isolamento profilático, de forma a “facilitar a vida dos cidadãos e dos profissionais de saúde”.

A plataforma Apoio Covid, que está integrada no portal www.destinoseguro.azores.gov.pt, foi apresentada ontem em Ponta Delgada, no Laboratório Regional de Engenharia Civil, pelo secretário da Saúde, Clélio Meneses, e pelo diretor regional da Saúde e responsável pela Autoridade de Saúde, Berto Cabral.

Clélio Meneses avançou que a linha telefónica de apoio fica destinada apenas aos doentes com sintomas graves e “que efetivamente precisam de uma resposta de um profissional de saúde do outro lado da linha”.

Para “todos os outros” doentes, o executivo, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, criou “uma nova resposta”, online.

“Não faz sentido alocar recursos para acompanhar doentes assintomáticos”, justificou.

“A nova resposta é esta plataforma Apoio Covid que visa apoiar, auxiliar, facilitar a vida das pessoas e dos profissionais de saúde. Tem várias funcionalidades, algumas que não vão ser agora apresentadas porque ainda estão em fase de desenvolvimento”, declarou.

Na plataforma, já online, as pessoas que testaram positivo à Covid-19 podem solicitar uma declaração de isolamento profilático.

“Em desenvolvimento” está a opção de os “contactos próximos” dos casos positivos requererem a mesma declaração, sendo que, nessas situações, o pedido vai ter de ser “validado pela autoridade de saúde concelhia”, adiantou Berto Cabral.

“Não quisemos adiar mais o lançamento daquilo que já tínhamos pronto”, justificou o diretor regional.

O serviço online permite registar o resultado do autoteste, uma possibilidade que vai “aliviar” o número de chamadas para a linha telefónica de apoio à Covid-19.

“Uma pessoa quando liga para a linha a dizer que fez um autoteste positivo é identificado como um caso suspeito e é gerada uma requisição para fazer um teste PCR. Agora, todo esse circuito passará a ser possível sem haver uma chamada”, declarou.

Está ainda prevista a criação de um serviço de “acompanhamento” dos casos positivos, “que vai permitir a identificação dos coabitantes” e “registar a sintomatologia”.

“Vai haver também aqui, dentro do princípio da responsabilidade individual de cada um, uma autogestão do caso onde será também possível reportar alterações de sintomatologia por via digital”, afirmou Berto Cabral.

A Autoridade Regional de Saúde tem ainda em “desenvolvimento” a criação de uma convenção com laboratórios para realização de testes PCR, uma vez que, atualmente, só “existe uma parceria” com uma entidade privada na ilha de São Miguel.

“Assim que a convenção estiver pronta e os laboratórios aderirem, será desenvolvida uma solução em que, sendo identificado um caso como suspeito, é gerado um código enviado por SMS ou email para o utente, que livremente escolherá o laboratório onde vai fazer o teste”, afirmou.

O objetivo, disse Berto Cabral, é “sair do modelo que utiliza preferencialmente o telefone para a realização teste PCR” para o substituir por um “email ou SMS”.

A Linha de Saúde Açores (LSA) atendeu quase 10 mil chamadas nos primeiros 20 dias deste ano, o que representa um aumento médio de 300 chamadas diárias, revelou ontem a Proteção Civil regional.

De acordo com aquela entidade, o máximo de chamadas atendidas num só dia, desde o início de janeiro, foi de 783.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights