Presidente do México submetido a cateterismo cardíaco

22 de Janeiro 2022

O Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, foi submetido com sucesso a um cateterismo cardíaco, na sexta-feira, num hospital na capital do país, informou o Governo.

O procedimento durou 30 minutos e, segundo a mesma fonte oficial, o coração e as artérias do Chefe de Estado “foram considerados saudáveis e a funcionar corretamente”, pelo que Obrador deverá retomar as suas atividades ainda este fim de semana.

López Obrador tinha entrado no hospital militar central para efetuar um ‘check-up’ médico de rotina, anunciara no dia anterior o porta-voz presidencial.

O Presidente, de 68 anos, sofreu um enfarte agudo do miocárdio em dezembro de 2013, razão pela qual se submeteu então a uma cirurgia coronária.

O Presidente reapareceu na passada segunda-feira após a sua segunda infeção de Covid-19, doença de que padecera já em janeiro de 2021.

Mesmo assim, disse ter sofrido apenas sintomas ligeiros durante a semana em que esteve isolado.

“Não tinha febre, a minha oxigenação era muito boa, acima dos 90%. Não tinha dores no corpo, dois dias de rouquidão e ardor na garganta, basicamente isso. O meu tratamento consistiu em cuidar de mim, isolar-me, beber muita água”, afirmou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novo tratamento para cancro do endométrio com Jemperli aprovado na UE

A Comissão Europeia aprovou a utilização de Jemperli (dostarlimab) em combinação com quimioterapia para o tratamento de cancro do endométrio primário avançado ou recidivante em todas as doentes adultas candidatas a terapêutica sistémica. Esta decisão, baseada no ensaio clínico RUBY, representa um avanço significativo, especialmente para doentes com tumores pMMR/MSS, que constituem cerca de 75% dos casos. O tratamento demonstrou uma melhoria na sobrevivência global, oferecendo uma nova esperança para as doentes.

CNECV opõe-se à criminalização total da esterilização de mulheres sem capacidade de decisão

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) manifestou-se contra a criminalização absoluta da esterilização de mulheres sem capacidade para decidir, defendendo a necessidade de exceções em casos clínicos raros onde a intervenção é a única terapêutica eficaz. A posição surge em resposta a um projeto de lei do Bloco de Esquerda que propõe a proibição total sem prever situações excecionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights