Lançado concurso para remodelar urgência de Torres Vedras

25 de Janeiro 2022

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) lançou um concurso de 572 mil euros para remodelar a urgência de Torres Vedras, foi esta terça-feira anunciado.

As obras de remodelação da urgência médico-cirúrgica vão decorrer durante quatro meses, após a sua consignação, estando a decorrer até 18 de fevereiro o prazo de receção de propostas, refere o CHO em comunicado.

A instituição hospitalar “pretende criar uma estrutura mais funcional, coerente e segura, visando essencialmente aumentar os gabinetes de médicos, melhorar as áreas de espera no interior da urgência, aumentar o conforto e a segurança dos doentes e seus acompanhantes, dotar a triagem de dois gabinetes e dotar o serviço com uma sala de emergência com ligação direta ao exterior, permitindo uma maior rapidez no seu acesso e consequentemente uma maior rapidez na prestação de cuidados médicos”.

O projeto prevê a ampliação da urgência para a zona do atual refeitório, aumentando a capacidade da respetiva sala de observação das atuais 16 camas para 24.

O atual refeitório vai ser deslocalizado, tendo o CHO lançado um concurso no valor de 160 mil euros para construir as novas instalações nas traseiras do edifício hospitalar principal, explicou à agência Lusa a presidente do conselho de administração do CHO, Elsa Baião.

“A concretização destas obras de beneficiação, há muito aguardadas, irá permitir melhorar a qualidade de acolhimento, conforto e atendimento aos doentes que acorrem a esta unidade hospitalar, e prevenir as infeções hospitalares”, refere o CHO.

Também os profissionais afetos ao serviço da urgência vão ver melhoradas as suas condições de trabalho, com melhores instalações e equipamentos, que vão permitir aumentar a capacidade de resposta.

Em 2021, a urgência geral de Torres Vedras registou 45.978 atendimentos.

O CHO também lançou um outro concurso, de 70 mil euros, para a remoção e substituição da cobertura de fibrocimento na unidade de Torres Vedras, acrescentou a administradora.

O CHO integra os hospitais de Torres Vedras, Caldas da Rainha e de Peniche e detém uma área de influência constituída pelas populações daqueles três concelhos, Óbidos, Bombarral, Cadaval e Lourinhã, e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights