“As dores de cabeça podem ter cura?”

26 de Janeiro 2022

Outros artigos com interesse:TAQUICARDIAQual a relação entre o cansaço e a nutrição?TENDINITES

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

“As dores de cabeça podem ter cura?”

26/01/2022 | Hospital cruz vermelha

A dor de cabeça ou cefaleia é uma das condições médicas mais frequentes.  São classificadas em cefaleias primárias quando não existe outra causa subjacente tais como a enxaqueca (também conhecida por migrane), cefaleia de tensão, cluster, cefaleia associada à atividade sexual ou cefaleia da tosse, e em cefaleias secundárias quando resultam de outra patologia tais como trauma da cabeça ou pescoço, patologia vascular da cabeça ou pescoço, doenças intra cranianas não vasculares tais como tumores, causadas por medicamentos ou outras substancias ou abstinência das mesmas, infeções, alterações da homeostase (hiper-pressão arterial ou baixa do oxigénio), dor secundaria a patologia da face, crânio, pescoço, olhos, ouvidos, nariz, seios perinasais, dentes, boca ou outras estruturas cranianas ou cervicais ou ainda de causa psiquiátrica. Há finalmente um terceiro grupo de cefaleias relacionadas com dor facial e dos nervos cranianos das quais se destaca a nevralgia do trigémeo. 

 Cerca de 90% das cefaleias pertencem a um pequeno grupo de categorias nomeadamente migrane e cefaleia de tensão.

Ambas podem ser muito incapacitantes e na maioria dos casos o tratamento é farmacológico.

Nas cefaleias secundárias o objectivo passa por tratar a causa que as origina.

A nevralgia do trigémeo corresponde a dor frequentemente do tipo choque elétrico no território de uma ou mais das 3 divisões do nervo trigémeo (oftálmico, maxilar e mandibular) que é o quinto par craniano que enerva a maior parte da face. Costuma ter inicio e fim abrupto e ser extremamente incapacitante. 

Pode ser causada por compressão do nervo, esclerose múltipla ou sensibilização central. É mais frequente nas mulheres

O tratamento normalmente passa pela administração de medicamentos, nomeadamente a carbamazepina.

Por vezes pode ser necessária cirurgia para descomprimir o nervo especialmente quando este está a ser comprimido por um vaso.

A rizotomia com radiofrequência é uma técnica percutânea em que se usa um elétrodo, parecido com uma agulha, que sem cortes, permite entrar no orifício onde o nervo trigémeo tem origem (foramen oval) e onde se localiza o seu gânglio (trigeminal ou de Gasser). O elétrodo é guiado por fluoroscopia (Raio X) o que permite ver com elevada resolução e em tempo real o trajeto do elétrodo sem necessidade de cortes. Uma vez no gânglio passa-se uma corrente de radiofrequência que aquece o nervo por forma a dificultar a passagem dos impulsos nervosos dolorosos.

Trata-se dum procedimento seguro e muito eficaz.

Há assim esperança para o tratamento de muitas cefaleias com métodos seguros e eficazes, não só através da administração de fármacos específicos como também de técnicas minimamente invasivas muito seguras e eficazes.

Dr. Miguel Cordeiro, neurorradiologista do Hospital Cruz Vermelha 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Governo quer “articulação virtuosa” entre entidades de saúde

O Governo está a avaliar as atribuições de entidades como a Direção-Executiva do SNS, a DGS e o Infarmed para garantir “uma articulação virtuosa” que consiga diminuir a burocracia e concretizar as políticas de saúde, anunciou hoje a ministra.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights