Comunidade Intermunicipal reclama Sala de Hemodinâmica no Hospital de Aveiro

26 de Janeiro 2022

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro reclamou esta quarta-feira a “abertura imediata de uma Sala de Hemodinâmica” no Hospital de Aveiro que, apesar da capacidade instalada, suporta custos a enviar doentes, o que causa também atrasos clínicos.

Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) salienta que, “apesar do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) servir uma população de 390 mil habitantes, Aveiro é das poucas capitais de distrito que não possui uma Sala de Hemodinâmica, situação que tem impactos negativos graves a vários níveis”.

Aquele órgão, que na sua última reunião resolveu tomar a posição política de exigir do Ministério da Saúde a abertura dessa valência no Hospital de Aveiro, garante que “o CHBV possui as condições humanas e logísticas necessárias para a abertura imediata de uma Sala de Hemodinâmica, com garantia da segurança, sendo economicamente vantajoso para o mesmo a sua criação, e de elevado valor para a defesa da vida dos cidadãos da Região de Aveiro”.

“Clinicamente, 90% dos cidadãos que sofrem um enfarte agudo do miocárdio não são tratados a tempo, superando o limite máximo aceitável de 120 minutos, o que acarreta morbilidade, mortalidade e despesas acrescidas”, indica o conselho intermunicipal da CIRA.

O conselho intermunicipal refere ainda que “a falta de resposta para a realização de exames programados em tempo útil pelo Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra tem resultado num atraso clínico com grave prejuízo para os doentes”.

“Economicamente, a realização de exames no Centro Hospitalar e Universitário do Porto e no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, resultou numa despesa estimada de 500 mil euros em 2021 para o CHBV”, salienta.

No comunicado, aponta também que, em média, são transportados três a quatro doentes por dia, de ambulância e com equipa médica e de enfermagem, para outros centros de hemodinâmica, sendo essa uma alternativa “dispendiosa e muito perturbadora da normalidade dos serviços, dado que os profissionais ficam ausentes em média quatro a cinco horas, para além do risco para o doente”.

De acordo com informação recolhida junto da administração do CHBV, nos últimos dois anos tem estado a ser trabalhado um projeto para a criação de uma Unidade de Hemodinâmica no Hospital de Aveiro, tendo o Serviço de Cardiologia 14 especialistas (com mais cinco internos), um dos quais com a especialização e experiência em hemodinâmica.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights