Hospital de Ovar suspende hospitalização domiciliária por falta de doentes

26 de Janeiro 2022

O Hospital Francisco Zagalo, em Ovar, encerrou o seu serviço de hospitalização domiciliária devido à falta de doentes para essa valência, confirmou esta quarta-feira essa unidade, que diz que a medida é “temporária”, propondo-se reabrir o serviço em março.

O fecho foi tornado público por uma médica internista desse hospital do distrito de Aveiro, que lamentou a decisão: “Abracei o projeto da Hospitalização Domiciliária do Hospital Francisco Zagalo há alguns meses e na passada sexta-feira encerrámos esta valência – provisoriamente, espero eu – por falta de doentes”.

Cláudia Martins acrescenta que isso se deveu ao facto de que “faltam referenciações de doentes para internamento em modalidade domiciliária na área de abrangência do hospital”, o que a surpreende e resultará da falta de informação sobre o serviço aí implementado em 2019.

“Não imaginei isso ser possível. Sempre pensei que um doente estável, que necessitasse de cuidados intermédios ou intensivos, preferisse ser tratado no conforto da sua casa por uma equipa médica e de enfermagem que se deslocasse até lá”, justifica a médica, notando que “a maioria dos doentes propostos não sabia haver esta possibilidade”.

Contactada pela Lusa, a direção do Hospital Francisco Zagalo confirma que o serviço foi “temporariamente suspenso e reabre em março”, mas não comenta as razões para a decisão nem revela o número de doentes que dele usufruíram desde 2019.

A especialista em Medicina Interna realça que a hospitalização domiciliária também pode ser prescrita para utentes de estruturas residenciais de idosos, mas admite: “Só muito poucas [dessas instituições] assinaram protocolo connosco”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Alunos de Medicina veem curso da UTAD como válvula de escape

A abertura do curso de Medicina na UTAD, acreditado condicionalmente pela A3ES, é vista pelos estudantes como um alívio para as escolas sobrelotadas. A ANEM exige, porém, garantias de qualidade e investimento em meios como um centro de simulação robusto

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights