Covid-19: Plataforma digital nos Açores registou 8.000 pedidos numa semana

28 de Janeiro 2022

Cerca de 8.000 pessoas nos Açores recorreram à plataforma digital criada há uma semana para registo de autotestes e pedido de declarações de isolamento por infeção com SARS-CoV-2, revelou na quinta-feira o secretário regional da Saúde.

“São cerca de 8.000 pessoas que já viram o seu problema resolvido por essa via. Cerca de 8.000 pessoas que tiveram o agendamento do seu teste na sequência de um auto-teste ou que tiveram a sua declaração de isolamento profilático através apenas desse mecanismo”, avançou o titular da pasta da Saúde nos Açores, Clélio Meneses, à margem de uma visita a um posto de testagem em Angra do Heroísmo.

Segundo o secretário regional da Saúde, esta ferramenta, lançada na sexta-feira, permitiu aliviar a Linha de Saúde Açores e os profissionais de saúde com menos 8.000 chamadas.

“Se cada um conseguir, com os seus meios, resolver a sua situação pessoal, não sobrecarregando o coletivo, que deve estar destinado àquilo que é efetivamente necessário, estamos todos a contribuir para ultrapassar este problema de uma forma menos dolorosa”, salientou.

Neste momento, é possível aceder à plataforma para registar um resultado positivo de um autoteste, para agendamento de um teste de confirmação, agendar a vacinação contra a Covid-19 e pedir uma declaração de isolamento, no caso de ter um resultado positivo.

A plataforma deverá disponibilizar outros serviços, como o pedido de declarações de isolamento de contactos próximos e o acesso a altas no final do período de isolamento.

“Estão a ser trabalhadas outras valências, nomeadamente também para que os coabitantes consigam ter a sua declaração de isolamento profilático, também para que na sequência dos cinco dias sem sintomas a pessoa possa ter uma mensagem de que pode seguir a sua vida, sem ter de aguardar pela alta propriamente dita”, afirmou Clélio Meneses.

Questionado sobre a previsão de disponibilização destes novos serviços, o governante disse que “está a ser trabalhado dia e noite” e que “certamente até ao final da próxima semana, haverá mais valências na plataforma”.

O secretário regional defendeu que é preciso encontrar mecanismos para que os assintomáticos possam terminar o isolamento sem ocupar recursos de saúde.

“O que não pode acontecer é uma pessoa, passados cinco dias sem sintomas, ficar em casa porque não tem resposta de um telefonema ou de uma mensagem. Tem de haver uma solução para isso e é nisto que estamos a trabalhar. Passados cinco dias, a pessoas não tem sintomas, segue a sua vida e, entretanto, chegará o documento da alta”, apontou.

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, revelou há duas semanas que o executivo estava em negociações com as Forças Armadas, para que reforçassem o apoio à região no combate à pandemia de Covid-19.

Clélio Meneses reconheceu que o pedido foi feito, mas desvalorizou o facto de ainda não ter sido concretizado.

“Sempre houve militares a colaborar em agendamentos, no processo de vacinação. Ainda agora estão a colaborar. Houve aqui um pedido para haver um reforço dessa colaboração ao nível dessa vigilância ativa, mas o que é certo é que temos de ter a consciência de que passámos de um tempo em que tínhamos 100 casos ativos, com 10 casos por dia, para um tempo em que temos 1.000/2.000 casos por dia e mais de 10 mil casos ativos”, referiu.

“Não há nenhum sistema público de saúde que tenha qualquer resposta para isso”, frisou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights