Presidente da Beiras e Serra da Estrela espera que se concretize obra no hospital da Guarda

28 de Janeiro 2022

O presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), Luís Tadeu, disse esta sexta-feira esperar que a empreitada de requalificação do edifício 5 do hospital da Guarda “se concretize”, para bem dos habitantes da região.

A empreitada de requalificação do edifício 5 do Hospital Sousa Martins (HSM) para instalação do Departamento da Criança e da Mulher (DCM) foi adjudicada pelo valor de 7,8 milhões de euros, anunciou, no dia 21, a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

O presidente da CIM-BSE, Luís Tadeu, disse hoje à agência Lusa esperar que a obra seja executada e “que não haja pelo caminho outros entraves e outros problemas”.

“É algo que era muito esperado. E esperemos que, efetivamente, se concretize, a bem das pessoas desta região. E que, acima de tudo, não tenha delongas muito para além daquilo que é o prazo que está previsto para a obra”, afirmou.

Para além da obra física, o também presidente da Câmara Municipal de Gouveia disse desejar que o edifício do HSM “seja dotado do equipamento adequado para que os técnicos de saúde ali possam trabalhar com segurança e com a certeza de que têm os recursos que precisam para prestar o melhor serviço” às populações.

“Isso é aquilo que nós queremos. [A obra] já vem tarde. Mas como se costuma dizer, ‘vale mais tarde do que nunca’”, rematou.

A ULS anunciou que a obra no edifício do ‘pavilhão 5’ do HSM (onde funcionou o Serviço de Urgência daquela unidade até à abertura do novo bloco, em 2014) foi adjudicada “com um valor de 7 milhões, 877 mil de euros, acrescido de IVA”.

“As obras de requalificação devem começar em breve e prevê-se que estejam concluídas no verão de 2023”, acrescentava uma nota de imprensa.

Segundo a fonte, a requalificação do edifício hospitalar para instalação do DCM, com os serviços de Pediatria, Obstetrícia, Urgência Pediátrica e Obstétrica, Neonatologia e Ginecologia, “tem sido um dos objetivos prioritários do atual Conselho de Administração da ULS da Guarda”.

A empreitada foi adjudicada ao Agrupamento Alberto Couto Alves, SA/IELAC – Instalações Especiais, Lda e ​​​​​​a ULS prevê que seja “consignada após visto prévio do Tribunal de Contas”.

A ULS da Guarda (que abrange 13 concelhos do distrito da Guarda, exceto o de Aguiar da Beira, que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Dão – Lafões) gere os hospitais da Guarda (Sousa Martins) e de Seia (Nossa Senhora da Assunção), e também 12 centros de saúde e duas unidades de saúde familiar (A Ribeirinha, na cidade da Guarda e a “Mimar Mêda”, na cidade de Mêda), abrangendo cerca de 142 mil habitantes.

A CIM-BSE tem sede na Guarda e é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights