Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar dizem que não é possível médico em cada emergência

28 de Janeiro 2022

A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) argumentou esta sexta-feira que, “infelizmente”, não é possível “ter um médico em cada emergência pré-hospitalar” e defendeu um “maior investimento na educação” das tripulações de ambulâncias de emergência.

Em comunicado, na sequência das notícias sobre a morte de um bebé em Portalegre após ser transportado para o hospital, a ANTEM considerou que, “aparentemente, não se verifica atraso no socorro”.

“O que se verificou foi a indisponibilidade de intervenção de um meio diferenciado, tripulado por médico e enfermeiro e que não existe em número suficiente, nem localizado geograficamente para uma intervenção eficaz”, adiantou a ANTEM.

“Infelizmente, não podemos ter um médico em cada emergência médica pré-hospitalar”, considerou a associação, realçando que, “para situações que ocorrem em ambiente pré-hospitalar, as tripulações das ambulâncias de emergência não estão dotadas de formação e competências para a intervenção” em casos de “maior gravidade”.

Esta “falta de formação e de competências” expõe “claramente uma imensurável fragilidade” do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), o que se traduz “em situações que acarretam consequências nefastas e inesperadas”, referiu a ANTEM.

“É nestas equipas, as primeiras a chegar ao local da ocorrência, que deve ser feito o maior investimento na formação, desde logo nas suas competências”, defendeu.

Segundo a ANTEM, “Portugal tem um modelo de emergência médica francamente esgotado, com falhas inadmissíveis, num sistema que se apresenta de importância vital para o sistema nacional de saúde”.

Para a ANTEM são necessárias no país “equipas de emergência médica pré-hospitalar capazes de intervir aos mais diversos níveis”, mas, para que tal aconteça, “terá que haver formação” para as tripulações das ambulâncias de emergência “com base nas melhores práticas e evidências (informações) científicas, com as devidas competências de intervenção em todos os níveis e não apenas no nível básico”.

A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar (SPEPH) também lamentou hoje, em comunicado, o sucedido em Portalegre e sublinhou que, “cada vez mais, não é possível ter meios diferenciados com médico a bordo” nas situações de emergência.

A SPEPH reclamou, igualmente, que seja ministrada “educação superior com clarividência científica com base na paramedicina às tripulações das ambulâncias dos bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa, que efetuam o verdadeiro socorro inicial”.

A revista Sábado noticiou a morte de um bebé de oito dias, na quinta-feira, no hospital de Portalegre, “por falta de socorro médico”.

Segundo a revista, “o socorro foi pedido pelo pai da criança e os bombeiros foram acionados às 09:33”, depois de o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) ter dito que a VMER “do hospital de Portalegre não estava operacional”.

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) revelou hoje ter instaurado um inquérito para apurar “todas as circunstâncias” em que o bebé morreu.

A Ordem dos Médicos (OM) também já exigiu hoje que a morte do recém-nascido seja “rapidamente investigada, até às últimas consequências”, por configurar “uma situação muito grave”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights