MSF pede menos burocracia para acudir a pico de violência em Moçambique

3 de Fevereiro 2022

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) pediu na quarta-feira menos burocracia para importar carga médica e prestar serviços de saúde em Cabo Delgado, onde há um pico de violência nas últimas semanas, anunciou em comunicado.

A organização frisa que “a importação de provisões médicas, de forma rápida e liberta de burocracia, permanece crucial para a organização continuar a desenvolver e a ampliar a prestação de cuidados de saúde que salvam vidas em Cabo Delgado”.

A província vive nas últimas semanas um “novo pico de ataques e violência”, que causou “mais uma vaga de milhares de pessoas deslocadas em apenas algumas semanas no final de janeiro, a maior registada nos últimos meses”, refere a MSF.

A organização contabiliza “mais de 20 ataques a quatro aldeias nas últimas duas semanas, com 2.800 casas danificadas ou destruídas no distrito de Meluco e em zonas do sul do distrito de Macomia”.

“Pelo menos 14 mil pessoas tiveram de fugir em busca de segurança e meios básicos de sobrevivência”, acrescenta no mesmo comunicado.

Os ataques têm sido atribuídos pelas autoridades a grupos dispersos de insurgentes que tentam escapar da ofensiva militar em curso desde julho de 2021 no norte da província.

A fuga da população acontece numa altura difícil, “a época de ciclones e chuvas intensas”, refere.

A situação agrava “a enorme vulnerabilidade resultante das deslocações em fuga da violência e à falta de acesso a cuidados médicos”.

“O risco de cheias aumenta significativamente a possibilidade de ocorrerem surtos de doenças potencialmente fatais como a malária e doenças diarreicas”, sublinha a organização.

“A MSF reitera a importância do acesso seguro e sem restrições às populações, para que as equipas possam adaptar-se e fazer chegar às pessoas muito necessários cuidados médicos”, conclui.

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O conflito já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, de acordo com as autoridades moçambicanas.

Desde julho, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu aumentar a segurança, recuperando várias zonas onde havia presença de rebeldes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights