AHRESP saúda levantamento de restrições à chegada a Portugal

4 de Fevereiro 2022

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) saudou o fim da obrigatoriedade da apresentação de teste negativo à Covid-19, apresentando certificado digital à chegada a Portugal, por ser “muito positivo para o turismo”.

“A AHRESP saúda a medida hoje [quinta-feira] aprovada em Conselho de Ministros que prevê que a apresentação de teste negativo à Covid-19 deixe de ser obrigatória à entrada do nosso país para quem tiver certificado digital da União Europeia ou outro comprovativo de vacinação”, lê-se no boletim diário da associação, enviado hoje às redações.

Para a AHRESP, o alívio das restrições nas fronteiras “é muito positivo para o turismo”, uma vez que se trata de uma medida “de grande relevância” para que os cidadãos com certificado digital Covid-19 de vacinação ou recuperação da doença “tenham liberdade de circulação, sem necessidade da apresentação de teste negativo à chegada, independentemente da situação epidemiológica do país de origem, medida que consideramos de grande relevância”.

O Conselho de Ministros anunciou, na quinta-feira, em comunicado, que acaba a exigência, para quem entra em Portugal, “de apresentação de comprovativo de realização de teste com resultado negativo para quem apresente certificado digital Covid-19 da UE em qualquer das suas modalidades ou outro comprovativo de vacinação que tenha sido reconhecido”.

O fim da exigência de teste negativo, que se aplica também nas fronteiras terrestres para cidadãos oriundos de países considerados de risco vermelho ou vermelho-escuro, está integrado na resolução que altera as medidas aplicáveis no âmbito da pandemia de Covid-19 aprovada pelo Governo.

O Conselho de Ministros determinou também que os testes rápidos de antigénio passam a ter uma validade de 24 horas, em vez do atual prazo de 48 horas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights