Todas as regiões com redução da transmissão do coronavírus

4 de Fevereiro 2022

Todas as regiões do país reduziram o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 na última semana e o número médio diário de casos de infeções baixou a nível nacional, indicou esta sexta-feira o INSA.

Segundo o relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre a evolução do número de casos de Covid-19, verifica-se agora “um desacelerar da velocidade de crescimento da incidência” de infeções, apesar de todas as regiões, com a exceção da Madeira, apresentarem ainda um Rt igual ou superior ao limiar de 1.

O valor médio a cinco dias do Rt desceu em relação ao relatório anterior de 1,21 para 1,05 no Norte, de 1,27 para 1,12 no Centro, de 1,08 para 1,00 em Lisboa e Vale do Tejo, de 1,22 para 1,10 no Alentejo e de 1,22 para 1,13 no Algarve.

Em relação às regiões autónomas, este indicador – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de uma pessoa portadora do vírus – baixou de 1,32 para 1,19 nos Açores e de 0,96 para 0,80 na Madeira, a região com o Rt mais reduzido do país e a única abaixo do limiar de 1.

Relativamente ao número médio de casos diários nos últimos cinco dias, passou de 49.795 para os 46.911 a nível nacional e de 47.648 para 44.930 apenas considerando Portugal continental, indicam os dados do INSA.

“Verifica-se que Portugal apresenta uma taxa de notificação acumulada de 14 dias igual ou superior a 960 casos por 100 mil habitantes com tendência crescente”, refere o instituto, ao avançar que, a nível europeu, na mesma situação estão a Áustria, a Bulgária, o Chipre, a República Checa, a Dinamarca, a Alemanha, a Grécia, a Hungria, a Letónia, o Liechtenstein, Lituânia, a Noruega, a Polónia, a Roménia, a Eslovénia e a Suécia.

“Dos países analisados, Bélgica, Croácia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Espanha e Reino Unido apresentam uma tendência decrescente no número de novos casos” por registaram um Rt inferior a 1, adianta o relatório.

 A Covid-19 provocou pelo menos 5.698.322 de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 20.077 pessoas e foram contabilizados 2.795.830 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante do mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights