Quase cinco mil pessoas inscreveram-se para doar sangue mas são precisas mais dádivas

5 de Fevereiro 2022

Quase cinco mil pessoas inscreveram-se para doar sangue nos últimos dias e foram colhidas 3.808 unidades, na sequência do apelo do Instituto do Sangue e da Transplantação, mas esse reforço foi insuficiente para as necessidades dos hospitais.

Desde sábado e até às 12:30 de sexta-feira, inscreveram-se nos três centros do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) “4.916 candidatos à dádiva, tendo sido colhidas 3.808 unidades de sangue”, avançou à Lusa fonte dessa instituição.

Segundo adiantou a mesma fonte, registou-se um “aumento no número de dadores inscritos” nos centros de Lisboa, Porto e Coimbra, um reforço de dádivas que permitiu “manter a resposta aos hospitais durante esta semana”.

“Ainda assim, continuamos a necessitar de mais dádivas e mais pessoas dadoras para responder às necessidades dos hospitais, pois mantém-se as condições pandémicas”, com um elevado número de infetados e de isolamentos profiláticos, alertou o IPST.

De acordo com os dados d da Direção-Geral da Saúde, mais de 642 mil pessoas estão atualmente infetadas com o coronavírus SARS-CoV-2 e outras 660 mil são contactos em vigilância, o que eleva para mais de 1,3 milhões o número de pessoas em isolamento.

O IPST renovou ainda o apelo para que todos os potenciais dadores façam a sua dádiva, um “ato essencial para a manutenção das reservas em níveis estáveis” no país, avançando que os centros de Lisboa, Porto e Coimbra estão abertos de segunda-feira a sábado das 08:00 às 19:30.

Além disso, realizam-se várias sessões móveis de colheita de sangue ao longo dos sete dias da semana em todo o país, adiantou o IPST, ao relembrar que para ser dador de sangue basta ter entre 18 e 65 anos – o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos – e ter peso igual ou superior a 50 quilos.

As pessoas candidatas à dádiva que tenham tido Covid-19 devem aguardar 14 dias após a recuperação para se candidatarem novamente, enquanto os vacinados contra com vacinas da Pfizer e da Moderna, que antes tinham de esperar sete dias, podem doar sangue sem necessidade de cumprir esse prazo, desde que se “sintam bem e estejam assintomáticos”.

No final de janeiro, o IPST alertou, em comunicado, que “a evolução da pandemia de Covid-19, nomeadamente o elevado número de contágios das últimas semanas e respetivos isolamentos profiláticos, têm conduzido a uma grande dificuldade em manter estáveis as reservas de componentes sanguíneos”.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.710.711 de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 20.127 pessoas e foram contabilizados 2.843.029 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante do mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights