Madeira com 85% da população em todos os concelhos com vacinação completa

6 de Fevereiro 2022

O secretário da Saúde da Madeira afirmou este sábado que 85% da população em todos os concelhos da região já tem vacinação completa, o que justifica aliviar de restrições e permitirá “continuar a aliviar” as medidas.

Pedro Ramos falava numa conferência de imprensa convocada para esclarecer algumas dúvidas relacionadas com a última recomendação do executivo madeirense que aliviou as restrições, uma resolução tomada a 30 de janeiro.

Entre outras medidas, o executivo madeirense (PSD/CDS) acabou com a obrigatoriedade de testagem maciça semanal da população para acesso a espaços públicos e privados.

“Todos os concelhos já ultrapassaram os 85% da vacinação completa, o que tem permitido que a região continue a sua retoma diária das atividades, com medidas de restrição cada vez mais diminutas e muito próximo de uma vida normal”, afirmou.

O responsável admitiu que “num futuro muito próximo se possa a aliviar ainda mais as medidas de contenção”, se a evolução da pandemia continuar a ser favorável.

Pedro Ramos mencionou que a nova variante da Ómicron “teve impacto muito superior às anteriores, permitiu a disseminação na população, mas teve um impacto reduzido, porque população está vacinada, e uma menor pressão no serviço de saúde”.

“Não vamos desistir agora, vamos continuar a vacinar e testar quando necessário”, sublinhou, reforçando que” o resultado de vacinação massiva permite que a Madeira apresente para a Covid-19 uma taxa de letalidade de 0,2% e de mortalidade de 0,08%”.

Na Madeira, indicou, “90% da população está com vacinação iniciada, 89% com vacinação completa e 46% com reforço”.

Na faixa etária dos 12 aos 17 anos, 91% dos jovens têm a vacinação iniciada e 89% completa, enquanto 30% das crianças entre os cinco e os 11 anos já começou o processo vacinal e 18% já o completou.

O responsável realçou que as dúvidas relacionadas com as novas recomendações surgiram “em áreas sensíveis, como a Educação e Social”, numa altura em que vigora ainda a situação de contingência”.

Pedro Ramos esteve nesta conferência de imprensa com os secretários da Educação e Desporto, Jorge Carvalho, e da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, que complementaram as informações nas respetivas tutelas.

“Na área da Educação e do Desporto, as crianças não têm constrangimentos de nenhuma espécie, podendo frequentar todas as atividades escolares e extracurriculares e inclusive os contactos já não fazem isolamento”, salientou o secretário da Saúde.

Pedro Ramos acrescentou que, “a nível do Desporto, os que não tiverem esquema de vacinação iniciada têm de fazer o teste antigénio semanal, a expensas próprias”, podendo frequentar essas atividades se tiverem começado o processo vacinal.

O secretário adiantou que, na área social, que compreende as estruturas residências para idosos, “não há constrangimentos para quem tem esquemas vacinal completo ou iniciado”, vincando que “100% da população nos lares está vacinada”.

O Governo da Madeira também deixou de divulgar o boletim diário sobre a situação epidemiológica, passando a difundir um relatório mensal.

De acordo com os dados anunciados pela Direção-Geral de Saúde (DGS), a Região Autónoma da Madeira soma desde o início da pandemia 67.216 infeções e 170 mortes nas últimas 24 horas.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.710.711 de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse, divulgado na sexta-feira.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 20.171 pessoas e foram contabilizados 2.884.540 casos de infeção, segundo dados de hoje da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights