Bruxelas admite “séria preocupação” com preços energéticos e alta inflação

7 de Fevereiro 2022

A Comissão Europeia admitiu esta segunda-feira que o pico nos preços energéticos é “uma séria preocupação” devido à pressão para famílias e pequenas empresas na União Europeia (UE), levando ao aumento da inflação, que espera que “não se enraíze”.

“O aumento dos preços da energia é uma séria preocupação, em particular, devido ao grave impacto sobre as famílias mais vulneráveis e sobre as empresas mais expostas, especialmente como as de pequena e média dimensão”, declarou o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis.

Intervindo num debate sobre a situação económica da UE na comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu, em Bruxelas, o responsável apontou que “estas subidas de preços são também a principal força motriz por detrás de um forte aumento da inflação”.

“Espera-se agora que as pressões sobre os preços se tornem mais amplas e que a inflação se mantenha elevada durante mais tempo do que anteriormente esperado. Embora isto tenha um impacto no poder de compra das pessoas, é importante que o pico da inflação não se torne enraizado”, vincou Valdis Dombrovskis.

Ainda assim, o vice-presidente do executivo comunitário disse estar “confiante de que os bancos centrais, e especificamente o Banco Central Europeu dentro da zona euro, cumpram o seu mandato de estabilidade de preços”.

A posição surge dias depois de o gabinete estatístico da UE, o Eurostat, ter divulgado que a taxa de inflação homóloga da zona euro registou 5,1% em janeiro deste ano, um novo recorde desde o início da série em 1997.

De acordo com o Eurostat, a tendência de subida de preços mantém-se desde o segundo semestre de 2021, puxada principalmente pelo setor da energia.

Também presente na ocasião, o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, admitiu que, juntamente com a propagação da variante de preocupação do SARS-CoV-2 Ómicron, esta subida dos preços energéticos e o estrangulamento das cadeias de abastecimento causam uma “incerteza ainda muito elevada” na recuperação económica europeia.

“Temos de permanecer vigilantes para evitar que a recuperação se desvie do seu caminho, uma vez que ainda enfrentamos vários riscos de queda e ventos adversos”, adiantou Paolo Gentiloni.

Na passada sexta-feira, analistas consultados pelo Banco Central Europeu (BCE) reviram em alta as previsões de inflação e esperam agora que a taxa atinja 3% em 2022, contra 1,9% no inquérito anterior realizado no quarto trimestre.

Estes analistas atribuíram as revisões em alta principalmente aos aumentos dos preços da energia e ao impacto dos desequilíbrios entre a oferta e a procura.

O BCE tem como principal mandato a estabilidade dos preços, pelo que estabeleceu, em 2021, uma nova estratégia que contempla um objetivo de inflação de 2% a médio prazo, uma meta mais flexível que admite desvios temporários e moderados.

A contribuir para a elevada inflação estão, de momento, os custos energéticos e os problemas nas cadeias de abastecimento globais, por questões como a tensão geopolítica mundial, numa altura em que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia se intensifica e causa novas perturbações no fornecimento de gás russo à Europa.

A escalada dos preços da luz devido à subida no mercado do gás, à maior procura e à descida das temperaturas ameaça exacerbar a pobreza energética na Europa por causar dificuldades no pagamento das contas de aquecimento.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights